FecharX

Tem dúvidas sobre o sistema de votação? Inscreva-se no TRE para acompanhar cada etapa

Eleitores podem ver de perto como é feita a geração de mídias, a carga das urnas e as auditorias



Créditos da imagem: Rodrigo Gavini / shutterstock.com
Main 163331 rodrigo gavini shutterstock
Redação Sou BH
18/10/18 às 14:57
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

Foram abertas, nesta quarta-feira (17), as inscrições para os interessados em participar de visitas guiadas aos ambientes onde acontecem: a geração de mídias, a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno, o sorteio de urnas que serão auditadas, a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas e a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas.

Qualquer pessoa pode participar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do TRE-MG. O acesso aos ambientes só será possível para quem se inscrever, e os grupos de visitantes serão acompanhados por servidores do Tribunal.

Várias entidades, como o Ministério Público, a OAB e os partidos políticos, já são convidados a acompanhar os procedimentos. Neste ano, o TRE decidiu abrir para que os cidadãos itambém possam ver de perto o trabalho realizado, comprovando a transparência do processo eletrônico de votação. 

Confira abaixo algumas explicações sobre cada etapa:

Geração de mídia – Segundo turno - a cerimônia de geração das mídias de resultado do segundo turno acontece nos cartórios eleitorais e se refere à importação, para dispositivos móveis (como pen drives), do arquivo responsável pela atualização dos dados dos candidatos que concorrerão ao pleito, para a posterior preparação das urnas.

Preparação das urnas – Segundo turno - a preparação das urnas eletrônicas é o momento de inserção da mídia de resultado de segundo turno nas urnas eletrônicas para atualização dos dados, realização de autoteste e lacração do drive da mídia de resultado.

Sorteio de urnas para auditoria que é feita no dia do segundo turno - a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza o sorteio das seções que serão auditadas no dia da eleição, tanto no que se refere à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas quanto à auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas.

Auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas – antes do início da votação no segundo turno, será feito um procedimento de verificação dos hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados, para checagem se são os mesmos assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, ocorrida no TSE.

Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas – dia do segundo turno - essa auditoria simula uma votação oficial e acontece simultaneamente ao pleito, no dia da eleição. Ao longo do dia, cada voto registrado em cédulas de papel por representantes dos partidos é apresentado aos fiscais, e, em seguida, é digitado em um sistema de controle e replicado na urna eletrônica. Ao final do dia, é feita a apuração das cédulas de papel e apurado o resultado com os boletins impressos pelas urnas sorteadas.

Com TRE-MG