FecharX

Termômetros podem anotar até 34°C e BH pode ter novo recorde de calor no ano

A umidade relativa do ar preocupa autoridades e moradores devem ficar atentos quanto à saúde



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 153313 bhcalor
Redação Sou BH
13/10/17 às 15:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Após anotar 33,1°C na quinta-feira (12), Belo Horizonte pode - e deve - repetir as altas temperaturas nesta sexta-feira, tendo inclusive a possibilidade de atingir o recorde de calor neste ano. A previsão da meteorologia é de que os termômetros possam registrar até 34°C e, mais uma vez, a umidade relativa do ar preocupa: deve ficar o dia todo em torno de 25%, o que é considerado um estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Tempo segue estável na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Temperatura oscila entre 18°C e 34°C, com UR em torno de 25% na capital mineira", publicou o TempoClima PUC Minas. Ontem, a Defesa Civil afirmou que foi o dia mais quente de 2017. Já o TempoClima registrou, no dia 2 de janeiro, uma temperatura mais alta: 33,4°C. Independentemente dos métodos, o fato é que o belo-horizontino passou e deve passar novamente muito calor.



A umidade do ar considerada ideal pela OMS é acima de 60%, longe do cenário atual da capital mineira. Portanto, o morador deve ficar atento e cuidar da saúde. A Defesa Civil de BH emitiu um alerta que dura até sábado justamente sobre o tempo seco. Confira o que você pode fazer para minimizar os impactos:

ALERTA DE BAIXA UMIDADE EM BH

Uma massa de ar seco deixa o tempo estável e com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30% até o próximo sábado (14).

Recomendações da Defesa Civil:

- Hidrate-se durante o dia;

- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evite frituras;

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos 

umidificadores, ou coloque uma bacia com água;

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evite banhos com água muito quente, pois, ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;

- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

- Em caso de incêndio em matas ou florestas, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).