FecharX

Carnaval de BH terá estação de Uber, metrô até 2h da madrugada e mudanças no trânsito

Trânsito na área central de BH sofrerá interdições e desvios para atender a demanda dos blocos de rua



Créditos da imagem: Samuel Mendes/PBH
Main 152259 27145259 157914104987882 1702907089 o
Redação Sou BH
23/01/18 às 15:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

Por Camila Saraiva

O período oficial do Carnaval começa neste sábado (27) e muitas mudanças já serão aplicadas na logística da cidade durante a festa. O funcionamento do metrô será estendido até às 2h nos dias 3, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, assim como a quantidade de ônibus também será reforçada e os itinerários ajustados de acordo com a movimentação dos blocos.

Além dos serviços públicos, a Uber, uma das empresas patrocinadoras do Carnaval, vai disponibilizar estações de motoristas pela área central durante a festa. "O
 app indicará pontos específicos de início de viagem para que os foliões consigam acessar mais rápido os motoristas parceiros e se locomover de maneira prática na chegada e saída dos principais eventos do Carnaval", diz, por nota, a Uber. 

A partir do dia 9 de fevereiro, um planejamento especial será aplicado no transporte coletivo de BH. Algumas linhas terão ampliação no quadro de horários de acordo com o fluxo de foliões nos eventos. As alimentadoras São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro vão seguir o funcionamento estendido do metrô para atender a demanda dos usuários.

Como a região Centro-Sul recebe 47% dos desfiles dos blocos de rua, o trânsito na área central será impactado nos dias de folia. Os itinerários e os pontos de embarque e desembarque de linhas que passam pela região sofrerão desvios, privilegiando o tráfego na Avenida do Contorno, que ficará completamente livre para o tráfego.

“É muito difícil não ter impacto na cidade. Mas a Contorno é livre. Nossa parceria com o Uber avança com várias estações espalhadas pela cidade. Precisamos ter a consciência de que vamos minimizar impactos, mas é impossível que a gente não tenha o mínimo de desconforto num Carnaval tão grande como o nosso”, detalha o presidente da Belotur, Aluizer Malab.

As estações do Move também recebem mudanças. Os pontos de transferências nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho ficarão abertas 24h, a partir das 4h de sexta-feira de Carnaval (9) até 1h do dia 14 de fevereiro. Já as estações das avenidas Santos Dumont e Paraná terão horários alternados de acordo com a programação dos blocos próximos a região.

A BHTrans disponibilizará um Guia de Bolso com um mapa para o público acompanhar as alterações no transporte coletivo e nas ruas da cidade.