FecharX

Prefeitura vai retomar o tratamento da qualidade da água da Lagoa da Pampulha

Processo deve ser realizado ao longo de um ano



Créditos da imagem: Rodrigo Clemente/PBH
Main 143807 rodrigo clemente pampulha pbh
Redação Sou BH
11/09/18 às 19:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

A Prefeitura de Belo Horizonte vai assinar na próxima semana o contrato com a empresa que continuará o tratamento das águas da Lagoa da Pampulha, iniciado em março de 2016. A operação deve durar 12 meses e terá um custo de R$ 16 milhões, com financiamento do Banco do Brasil.

O tratamento  

Durante o período de tratamento serão aplicados dois agentes, chamados de remediadores, que servem para degradar o excesso de matéria orgânica, reduzir a presença de coliformes fecais e diminuir o fósforo na água, controlando a proliferação de algas. 

Segundo a prefeitura, depois dos serviços de recuperação da qualidade da água entre março 2016 a março de 2018, a lagoa se tornou mais resiliente, respondendo em curto prazo às agressões provocadas pelos poluentes.

Inexigibilidade da licitação 

A empresa que vai ser contratada é o Consórcio Pampulha Viva, mesma que fez o trabalho anterior e que desenvolveu uma tecnologia exclusiva de tratamento das águas.

Atualmente não há outra tecnologia capaz de atender aos objetivos estabelecidos para os padrões da água da Lagoa da Pampulha e com as certificações ambientais exigidas, por isso, a prefeitura abriu mão da licitação para o procedimento. A inexigibilidade de licitação está prevista na Lei 8.666/03 e se justifica por não ser possível garantir competição entre empresas em igualdade de condições.

A gestão do contrato será da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.  

Com PBH