FecharX

TRE alerta eleitores sobre golpe de falsos representantes da Justiça Eleitoral

Em abordagem suspeita, pessoas receberam visitas em suas residências de indivíduos que se identificavam como sendo do TRE



Créditos da imagem: José Cruz/Agência Brasil
Main 175752 eleicoes prefeitos jose cruz agencia brasil
Redação Sou BH
22/02/18 às 18:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Neste período pré-eleitoral, com final de prazo para alistamento e regularização, chegou ao conhecimento da Justiça Eleitoral que pessoas estão visitando eleitores (principalmente idosos), dizendo-se representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais. Alegam, para esse fim, assuntos diversos, como o recadastramento biométrico, coleta de dados para “censo”, atualização de cadastro e risco de cancelamento de título de eleitor.

O Tribunal informa que é o próprio eleitor quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral dirigindo-se a um cartório eleitoral.

>> Confira como fazer a regularização.

No caso de dúvida, o eleitor deve ligar para o seu cartório eleitoral e verificar se está sendo feita alguma diligência ou não por parte da Justiça Eleitoral. Para saber o telefone dos cartórios, o eleitor pode consultar o Disque-eleitor, telefone 148, ou o site do TRE.

E-mails falsos

Importante alertar também que, nesse período, costumam aparecer e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, as mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores. Portanto, mensagens dessa natureza, geralmente em nome do TSE, devem ser apagadas. 

Do TRE