FecharX

TSE adota medidas para 2º turno

Reparo de urnas com identificação biométrica de eleitores será realizado até domingo



Créditos da imagem: EBC
Main 191557 urna ebc
O sistema biométrico apresentou percentual de 91,5% de reconhecimento do 1º turno
Redação Sou BH
20/10/14 às 20:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

No domingo (26), a Justiça Eleitoral adotará medidas para evitar os mesmos problemas ocorridos com a identificação biométrica de eleitores durante o primeiro turno das eleições. Uma delas é o reparo de cerca de mil leitores biométricos em urnas utilizadas no Distrito Federal, em Alagoas, Sergipe, Pernambuco e no Paraná.

“Em torno de 7% do modelo 2013 de urnas apresentaram uma não conformidade com o leitor que faz a análise da digital. Essas urnas já foram identificadas e nós já estamos trabalhando na sua reparação. Elas [as urnas] têm que ficar prontas até, no máximo, nesta semana”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino.

Ele ressaltou que, no primeiro turno, o sistema biométrico apresentou percentual de 91,5% de reconhecimento dos eleitores por meio das digitais. Para o segundo turno a expectativa é aumentar ainda mais a eficiência do sistema. “As falhas são normais, mas nós pretendemos baixar esse índice de não reconhecimento, que hoje gira em torno de 8,5%, para, pelo menos, uma margem de 5% que seria bastante positiva. Um nível de identificação de 95%”, disse.