FecharX

Turistas de mais de 40 países estão em BH

<p>Copa do Mundo atrai colombianos, chilenos, argentinos, belgas e argelianos nesta primeira fase</p>



Créditos da imagem:
Main 1606 turistas
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Segundo a Belotur, somente neste fim de semana, turistas de mais de 40 nações foram atendidas nos Centro de Atendimento em Belo Horizonte. O motivo: a Copa do Mundo. Torcedores de países, como Colômbia, Chile, Argentina, Bélgica e Argélia, estão espalhados por todas as regiões da capital. Seja no entorno do Mineirão, em bares e restaurantes da Savassi, em toda orla da Pampulha, no Belo Horizonte FIFA Fan Fest e em eventos promovidos pela Belotur.

Mais de seis mil pessoas participaram da ação ?Seu Postal Vai Viajar?, enviando, gratuitamente, cartões-postais com imagens de Belo Horizonte para os amigos e parentes no Brasil e exterior, segundo a Belotur.

Da cidade de Cali, na Colômbia, Martha Macias, de 35 anos, chegou em Belo Horizonte no dia 13 com um grupo de oito amigos e ficará até amanhã (17). No espaço montado no Expominas para receber os turistas, ela escolheu alguns postais com imagens da Praça da Liberdade, Parque Municipal e os quitutes do Mercado Central para enviar gratuitamente para familiares e amigos. ?Imagens lindas dessa cidade que gostei tanto para presentear minha mãe, irmã, enteado e amigos. Os taxistas e as pessoas em geral são muito amáveis e a comida muito boa. Adoramos a feijoada?. O grupo segue essa semana para o Rio de Janeiro e, em logo depois para Brasília, onde acompanha a seleção daquele país jogar contra Costa do Marfim no dia 19.

Os Centros de Atendimento ao Turista registraram passagens de muitos colombianos, chilenos, argelinos e gregos.  Calcula-se que nos últimos dias, que mais de 20 mil colombianos passaram por Belo Horizonte. A seleção do país vizinho não fará mais jogos por aqui na primeira fase, mas seus patriotas torcedores não passaram em branco. Antes e depois do jogo em que ganharam da Grécia por 3x0, os colombianos espalharam pela cidade, alegria, simpatia e muito carisma.

O presidente da Belotur, Mauro Werkema, ressalta que Belo Horizonte está passando por um momento de transformação e experimentação, fazendo um diagnóstico de sua realidade, e se consolidando como uma cidade capaz de receber eventos de grande porte. ?Tudo esta caminhando no quadro da mais perfeita normalidade até o momento. Estamos realizando um atendimento extraordinário em nossos CATs, com a prestação de informação turística para visitantes do mundo todo. Agora, esperamos também uma presença massiva de argentinos para os próximos dias?, destacou.

Ainda esta semana, Belo Horizonte vai sediar mais dois jogos. Dia 17 (terça-feira) Bélgica X Argélia e, no dia 21 (sábado), Argentina X Irã prometem uma movimentação ainda maior por parte dos argentinos, já que a seleção de Messi se instalou em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH MG), a taxa de ocupação hoteleira está em média de 70% em dias que não há jogos em Belo Horizonte. Já nos dias em que as partidas são realizadas no Mineirão, a ocupação chega a 90% e, em alguns casos, atinge 100%. Na última semana, entraram em operação os hotéis San Diego Palmares, Best Western Pampulha, Icone Expominas e Promenade. Os empreendimentos integram a nova rede hoteleira da capital.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (ABRASEL MG) mostram que bares e restaurantes da capital tiveram ocupação de 100% no dia 12 de junho, data da abertura da Copa do Mundo e estreia da Seleção Brasileira. Nos dias seguintes, notou-se o crescimento da demanda em 70%.

A previsão do Ministério do Turismo é de que a capital mineira receba 230 mil brasileiros e 160 mil estrangeiros durante os 30 dias do Mundial. Mais de 140 mil estrangeiros já compraram ingressos para os jogos que serão realizados em Belo Horizonte.

Fonte: Belotur