FecharX

Uma só doação pode ajudar até quatro pessoas

<p>No Dia Mundial do Doador de Sangue, o Sou BH explica o que acontece a partir do seu gesto</p>



Créditos da imagem:
Main 2 hemominas
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

Há dez anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituía o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Muitas pessoas não conhecem o caminho percorrido pelo sangue coletado na doação até a transfusão. Com isso em mente, o Sou BH foi até a Fundação Hemominas, responsável por 91% da cobertura hemoterápica do estado.

O volume colhido é de cerca de 450 ml de sangue, o que não faz falta para um adulto saudável. Além disso, o organismo repõe rapidamente, sem a necessidade de cuidados especiais. Não há nenhum tipo de risco de contrair doenças durante o procedimento, pois o material utilizado é descartável, os equipamentos de última geração e os profissionais recebem treinamentos constantes.

Após o término da doação, o sangue passa por um processo de centrifugação em equipamento especial onde ocorre a separação dos hemocomponentes (Concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado) que serão utilizados em transfusão. O sangue é rotulado, mas preservando o sigilo do doador, conforme determina a legislação brasileira.

Além disso, são realizados exames para tipificação do sangue e identificação de doenças transmissíveis. Somente após a liberação dos testes laboratoriais, os hemocomponentes, devidamente estocados, são distribuídos aos hospitais e clínicas conveniados. O Hemocentro atende aos hospitais da rede SUS no estado de Minas Gerais e a alguns hospitais e clínicas conveniados que atendem a pacientes com convênios de saúde ou particulares.

Vale lembrar que cada hemocomponente possui uma validade. As plaquetas, por exemplo, só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue. É por isso que os doadores devem comparecer regularmente. Uma redução no comparecimento afeta rapidamente o estoque de plaquetas necessárias a pacientes com distúrbios de coagulação.

A Fundação Hemominas possui 21 unidades de coleta de sangue em Minas Gerais e o agendamento pode ser feito pelo telefone 155.

Saiba mais sobre a doação de sangue no site do Hemominas.