FecharX

Estado de atenção! Belo Horizonte registra nível preocupante de umidade do ar neste domingo

Tempo seco prevalece na capital mineira e percentual atinge 25%, considerado estado de atenção pela OMS



Créditos da imagem: Isabel Baldoni/PBH
Main 131600 vista bh
Redação Sou BH
27/08/17 às 13:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:05

O belo-horizontino deve ficar atento neste domingo (27). Uma massa de ar seco chegou à capital mineira e levou o índice de umidade relativa do ar para 25%, o que é considerado um estado de atenção pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para se ter uma ideia, a organização afirma que qualquer percentual abaixo de 60% não é recomendado para a saúde humana. Abaixo de 20%, considerado estado de alerta. "Céu claro e tempo seco. Temperatura entre 12°C e 27°C. Umidade relativa do ar em torno de 25%", afirmou nesta manhã a Defesa Civil de BH.

O único momento do dia em que o belo-horizontino pode ter mais confortável é à noite, segundo a meteorologia. Nesse período é possível que o índice suba para 70%. Até lá, alguns cuidados devem ser tomados.

A OMS pede que exercícios físicos ao ar livre sejam evitados entre 11h e 15. Além disso, é importante: umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; e consumir água à vontade.

Confira o que o ar seco pode causar:

  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.