FecharX

Unidade de Acolhimento para adultos já está em funcionamento

Casa oferece acolhimento voluntário e cuidados contínuos para usuários de álcool e drogas



Créditos da imagem: Isabel Bardoni
Main 153032 cersam ad ph isabel bardoni
Unidade de Acolhimento para adultos se encontra próxima à Cersam AD
Redação Sou BH
22/04/15 às 15:31
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

Com o objetivo de oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso do álcool e outras drogas, entrou em funcionamento a primeira Unidade de Acolhimento para adultos. Na casa, localizada próxima ao Cersam Álcool e Droga (AD), na região Nordeste, adultos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar recebem acompanhamento transitório.

A equipe que cuida dos pacientes conta com um coordenador, assistente social, terapeuta ocupacional, agentes de proteção social, entre outras competências, trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana. 

De acordo com a Prefeitura, esse é mais um recurso da política de tratamento e combate ao uso de álcool e droga, que busca reabilitar o paciente psicossocialmente. Para isso, a permanência do usuário nas Unidades de Acolhimento é de, no máximo, 6 meses, pactuado com o usuário do Cersam AD, antes de sua entrada no serviço. Durante o período de permanência, o paciente recebe um tratamento humanizado e pode sair para visitar seus familiares, procurar emprego e fazer cursos em sua área profissional.

Os encaminhamentos para a moradia temporária são feitos exclusivamente por meio do Cersam AD.