FecharX

BH ganha reforços na vacinação contra a Febre Amarela

Prefeitura anuncia quatro postos de saúde extras na capital



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 133806 shutterstock 236173498
150 postos de saúde em BH oferecem gratuitamente vacinas contra a Febre Amarela.
Redação Sou BH
14/02/17 às 13:50
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

Belo Horizonte começou o ano de 2017 engajada na prevenção contra a febre amarela. Só neste ano, mais de 250 mil pessoas foram imunizadas, nos 150 postos de saúde da capital. A partir desta, a Prefeitura vai reforçar a ação preventiva em quatro pontos da cidade, instalando postos extras de vacinação nas regiões Oeste, Barreiro, Pampulha e Venda Nova.

Além dos novos postos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, fará visitas domiciliares, orientando moradores a se vacinarem contra a Febre Amarela. Também serão contratados, temporariamente, seis enfermeiros e 82 técnicos/auxiliares de enfermagem. Os 38 postos mais procurados receberão um número maior de equipe de vacinação. As ações visam minimizar o risco de transmissão da doença na capital e têm caráter preventivo, uma vez que não há surto de Febre Amarela em Belo Horizonte. 

Mesmo assim, é importante ficar atento ao cartão de vacina e manter as doses em dia, já que há indícios de contaminação em macacos encontrados mortos em diferentes regiões da cidade. O primeiro e único confirmado, até agora, por exames laboratoriais, foi na região de Venda Nova. A SMSA já tomou as devidas medidas de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da Febre Amarela, Aedes aegypti, no entorno do local onde o macaco foi encontrado. 

Na última segunda-feira, 13 de fevereiro, um terceiro macaco foi encontrado morto no Parque Jacques Cousteau. O primata foi levado ao Centro de Pesquisa Fio Cruz para análise laboratorial. O parque foi interditado até que o resultado fique pronto.

O Ministério da Saúde explica que é necessário entre 7 e 10 dias para a imunização após a primeira dose da vacina, que vale por 10 anos, sendo indicado outra aplicação após esse período. Para quem vai viajar para áreas de risco ou surto, é imprescindível que a vacina seja tomada com no mínimo dez dias de antecedência.  

A vacina contra a Febre Amarela é gratuita e pode ser aplicada a partir dos nove meses de vida da criança. Confira os endereços dos postos de saúde em BH!