FecharX

Vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose pode ser obrigatória em BH

A medida está em tramitação na Câmara e pode garantir que as campanhas sejam mais recorrentes



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/12/17 às 20:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:15


Marcelo Camargo/Agência Brasil + Divulgação/Agência Brasil

Doença grave e que teve um aumento significativo de casos em BH e Minas Gerais, a leishmaniose visceral gera uma alta preocupação dos belo-horizontinos, o que impulsionou a criação de um projeto de lei para a realização de campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a doença. A medida está em tramitação na Câmara e pode garantir que as campanhas sejam mais recorrentes e obrigatórias.

Diante do alto número de casos da doença na Grande BH, a Comissão de Saúde e Saneamento referendou, na última quarta-feira (6), a proposta que torna as campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose obrigatórias. O Projeto de Lei 404/17, de autoria do vereador Osvaldo Lopes (PHS), funcionaria como as campanhas da vacina antirrábica.

“Diferentemente da dengue, que é uma virose aguda e tem um curso acelerado, os sintomas da leishmaniose demoram mais para aparecer após a infecção, de 15 a 30 dias”, afirma Osvaldo Lopes, destacando que, se não for tratada imediatamente, a doença tem altíssimo grau de letalidade. Diante dos riscos, o parlamentar sugere atuação preventiva também em atenção aos animais que se tornam uma espécie de reservatório da doença, ajudando na transmissão mais rápida da leishmaniose.

O parlamentar ainda afirma que a vacinação preventiva poderia diminuir os casos de morte dos animais, além de destacar que “não há na rede pública tratamento para o animal. E, como há indicação do Ministério da Saúde para recolhimento e eutanásia, a doença costuma ser uma sentença de morte para o bicho”, alerta o vereador.