FecharX

Estrangeiros podem se inscrever em programa de voluntariado da prefeitura

Intercambistas interessados em participar têm até domingo para fazer o cadastro



Créditos da imagem: Breno Pataro/PBH
Main 231145 brenopataro.pbh
Redação Sou BH
26/09/18 às 19:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Terminam no próximo domingo (30) as inscrições para os intercambistas que desejam participar do 15º Programa Municipal de Voluntariado Internacional, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O programa oferece 60 vagas por ano e é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo é proporcionar aos estrangeiros a oportunidade de conhecer políticas públicas desenvolvidas em Belo Horizonte, mediante a prestação de serviços voluntários.

Podem participar do programa alunos intercambistas, regularmente matriculados em universidades locais. Para fazer o cadastro, os candidatos têm que enviar um e-mail para voluntariointernacional@pbh.gov.br, com cópias dos documentos previstos no edital publicado no Diário Oficial do Município e ficha de inscrição preenchida.

As atividades desenvolvidas podem ter cunho assistencial, científico, cívico, cultural, educacional, recreativo, esportivo ou tecnológico. A carga horária é de 16 a 20 horas semanais e o programa pode durar de três a seis meses.

A seleção será feita com base nos critérios de adequação da área de estudos e da experiência profissional do voluntário à demanda dos órgãos e entidades do município.

O serviço voluntário não é remunerado, não gera vínculo empregatício, nem obrigações de natureza trabalhista ou previdenciária.

O programa

A última edição do programa contou com a participação de 14 estudantes de sete países. A iniciativa, instituída em 2013, já recebeu mais de 150 estrangeiros.

Segundo o diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hugo Salomão, o programa permite a troca de experiências entre estudantes e instituições, além do intercâmbio cultural e de conhecimentos entre voluntários estrangeiros e servidores municipais.

Pesquisadores, professores universitários e outros profissionais, como técnicos e servidores públicos de instituições parceiras, também são aceitos e podem se inscrever a qualquer momento, enviando um e-mail para o mesmo endereço geral de inscrições. As normas para esse tipo de participação também estão previstas no edital.