FecharX

Vai ter Copa, mas e a festa junina?

<p>O Mundial alterou o calendário das tradicionais festas juninas na capital mineira</p>



Créditos da imagem:
Main quadrilhasaogerere wagner liberato acervo belotur
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Não tem chita, nem fita e a bandeira do país enfeita as ruas no lugar das bandeirolas e balões de São João. Estamos no mês de junho, mas esse ano é ano de Copa no Brasil. Com a abertura marcada para o dia 12 de junho, a Copa pintou os corações apaixonados de verde e amarelo, e os puxadores de quadrilha vão gritar é gol. As atenções estão todas voltadas para o evento esportivo e as instituições alteraram seu calendário, adiantando ou adiando para julho sua festa junina, evitando coincidir as datas com dias de jogos.

Dia 31 de maio foi a data escolhida para o "Arraiá do Expressinho", no Mix Garden e o "Arraiasp", no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. No dia 6 deste mês, teve "Crube Chalezin", realizado pelo Clube Chalezinho. E o dia 7 foi o preferido para o arrasta-pé: destaque para a "Junina Chevals", "Festa Junina do Olympico Club" e "Arraiá do PIC". Há também aqueles que apostaram no prestígio de uma das festas mais queridas do Brasil e decidiram realizá-la mesmo em dia de jogo.

É o caso do Clube Campestre Belo Horizonte, que preparou para hoje seu "Arraiá do Campestre" e o Nutreal que recebe amanhã (14) a edição caipira de uma das festas mais badaladas da capital mineira. Segundo Andrea Lambertucci, organizadora da "Camarim Nutreal Junina", a expectativa é de que o evento seja um sucesso. "Amanhã tem jogo em Belo Horizonte, mas os convites estão esgotados, isso não atrapalhou em nada", afirmou, dizendo que o único cuidado especial foi adiantar a festa, que antes ocorria no final do mês, para a primeira quinzena.

Já a prefeitura de Belo Horizonte vai realizar o tradicional "Arraial de Belô" no primeiro fim de semana após o torneio, de 17 a 27 de julho. Para o presidente da Belotur, Mauro Werkema, uma decisão prudente: "Todos os recursos humanos, técnicos e operacionais estão focados na Copa do Mundo, e não só da Belotur. Então, houve um entendimento entre todos os envolvidos para o adiamento, permitindo que esta grande festa receba toda atenção devida. Em 2014, a ideia é dar um caráter ainda mais junino à celebração". Considerada uma das maiores festas juninas do país, o arraial integra o calendário oficial da cidade há 36 anos e reuniu 30 mil pessoas na Praça da Estação, na edição 2013. Entre as atrações, o concurso dos grupos Especial e de Acesso e o Festival Estadual de Quadrilhas.