FecharX

Veículos aéreos não tripulados são nova aposta da PM para combater a criminalidade

Objetivo da corporação é intensificar o combate à criminalidade em BH e nas cidades do interior



Créditos da imagem: PMMG/Divulgação
Main 134058 drone foto pm
Redação Sou BH
23/06/15 às 13:41
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

Os veículos aéreos não tripulados, também conhecidos como drones, já estão sendo colocados em operação pela Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo da corporação é intensificar o combate à criminalidade em Belo Horizonte e nas cidades do interior.

O equipamento, que se assemelha a um pequeno aeromodelo e é operado por controle remoto de longa distância, conta com câmeras e deve ser usado em operações especiais, especialmente no combate a crimes ambientais.

“Nosso Vant (veículo aéreo não tripulado) foi desenhando e projetado por uma empresa paulista, em parceria com os engenheiros da Polícia Militar, para atender uma especificidade muito particular, que nós temos a incumbência de fazer policiamento ambiental”, disse o major Gilmar Luciano, chefe da assessoria de comunicação da PM.

Gilmar Luciano também explicou o funcionamento do equipamento. “Ele leva um sistema de imageamento que faz uma transmissão imediata das imagens capturadas em tempo real para um centro de comando e controle. E ele é pilotado por um comandante terrestre”.

Fonte: Portal Itatiaia