FecharX

Veja como é um campo de refugiados

<p>Médicos Sem Fronteiras promove exposição no Parque Ecológico da Pampulha</p>



Créditos da imagem:
Main 2904 campo refugiados medicos sem fronteiras
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Até domingo (4), o Parque Ecológico da Pampulha(Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111 - Pampulha), em Belo Horizonte, recebe a exposição ?Campo de Refugiados no Coração da Cidade?. A exibição recria um pouco da realidade dos campos de refugiados ao redor do mundo, e mostra também o trabalho da organização humanitária ?Médicos Sem Fronteiras? para salvar vidas. O horário da visitação é de 9h às 16h.

Segundo estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas), todo ano, 22 mil crianças deixam de ser vacinadas no mundo; boa parte, refugiados. Só quando conseguem chegar a um campo de refugiados são protegidas contra sarampo, meningite, cólera e passam por testes.

Na exposição ?Campo de Refugiados no Coração da Cidade? estão reproduzidas as principais instalações por meio das quais organizações humanitárias, como Médicos Sem Fronteiras, prestam assistência às pessoas que se abrigaram ali.

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria.

Hoje, mais de 34 mil profissionais, de diferentes áreas e nacionalidades, compõem a organização. Espalhados por mais de 70 países, eles atuam em contextos que envolvem desastres naturais e humanos, conflitos, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde.  Atualmente, Médicos Sem Fronteiras é considerada a maior organização médico-humanitária não governamental do mundo. Sua atuação é fundamentada nos princípios de independência, imparcialidade e neutralidade.