FecharX

Viaduto Gil Nogueira, na Avenida Portugal, será interditado para reparos

Bombeiros e Defesa Civil vão vistoriar viaduto nesta terça-feira



Créditos da imagem: Street View
Main 134604 viaduto interditado
Viaduto na Av. Portugal, sobre a Av. Pedro I, será interditado para reparos
Redação Sou BH
31/03/15 às 14:23
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil vão realizar, na manhã desta terça-feira, uma vistoria no Viaduto Gil Nogueira, na Avenida Portugal, próximo à Estação do Move Pampulha. De acordo com a PBH, o elevado precisará passar por obras para a correção de um desnível de 2,5 centímetros na porção central das vigas transversais, mas não corre risco de desabamento.

A versão da prefeitura é contestada por alguns deputados mineiros, que receberam uma denúncia alegando que o desnível chegaria a 11 centímetros.

As obras no elevado vão acontecer entre a meia-noite desta sexta-feira da paixão (3) e a meia-noite do domingo de Páscoa (5). Na oportunidade, serão instalados aparelhos de apoio adicionais para melhorar a distribuição dos esforços na estrutura.

O trânsito flui normalmente na Avenida Portugal e no viaduto Gil Nogueira na manhã desta terça, inclusive com o tráfego de veículos de grande porte, como caminhões e micro-ônibus.

O perito Clemansur Cheab, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações de Perícia e Engenharia em Minas Gerais (Ibape), corroborou a versão da prefeitura e disse que o risco de um desabamento praticamente inexiste.

“Há algum tempo atrás, cerca de um mês, constatou-se um abatimento de 2,5 centímetros. A prefeitura fez alguns estudos a respeito disso, o Ibape foi convidado e participou da reunião para que pudesse validar estes resultados e verificar qual seria o risco para a população. Durante a reunião, a gente percebeu que não tinha risco, ou que o risco era mínimo, que poderia ser dada uma manutenção neste viaduto um tempo depois”, explicou Clemansur Cheab.

O problema estrutural no viaduto remete à tragédia de julho do ano passado, quando o Viaduto Batalhas dos Guararapes, na Avenida Pedro I, desabou matando duas pessoas e deixando 23 feridos. Ainda em 2014, o elevado Montese, também na Pedro I, apresentou problemas e precisou ser fechado por causa de dilatação de 27 centímetros.

Fonte: Itatiaia