FecharX

Chocante? Vídeo de tempestade impressionante que circula nas redes sociais é mesmo de BH?

As imagens mostram momentos inacreditáveis de como a precipitação acontece; veja



Créditos da imagem: Reprodução Youtube
Main 162438 wet4
Redação Sou BH
26/02/18 às 20:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Um vídeo no qual mostra uma chuva impressionante está circulando nas redes sociais de BH como sendo um registro da tempestade desse sábado (24) que devastou a cidade. Avenidas como a Cristiano Machado e Bernardo Vasconcelos ficaram alagadas, carros e pessoas ilhadas e um idoso morreu soterrado após a queda do muro de uma residência, na região Noroeste, que deixou mais duas mulheres feridas. Só na Zona Leste, choveu mais da metade do esperado em fevereiro em apenas uma hora e meia.

Mas, apesar de chocante, será que as imagens correspondem ao temporal que atingiu Belo Horizonte? Algumas suposições colocaram o Observatório da UFMG como fonte da captura. “Desconheço a origem desse vídeo. Neste dia não tinha ninguém da equipe técnica no Observatório trabalhando no local”, justificou ao SouBH o físico e responsável pelo Observatório da UFMG, Renato Las Casas. Segundo a Defesa Civil, a capital ainda não dispõe de estrutura para esse tipo de captação. 

Na verdade, mesmo assustando moradores de BH, o vídeo não é da tempestade do último fim de semana na cidade, e sim de um flagra da chamada Wet Microburst que aconteceu no estado do Arizona, nos EUA, em 2015.


Impressionante

Uma microburst ocorre em fortes trovoadas e choca pela imagem causando uma sensação de destruição pela forma como a água cai. De acordo com o site National Weather Service, dos EUA, essa tempestade é acompanhada por precipitação significativa e ocorrem no Sudeste do país durante os meses de verão.

BH

Ainda assim, um pouco menos assustador, o temporal em BH foi flagrado pelas câmaras do portal Clima Ao Vivo, espalhadas em quatro pontos da cidade e também mostrou a força da água no último sábado (24).