FecharX

Espaço para bebês traz benefícios a saúde, desenvolvimento e bem-estar

Espaço de terapia para bebês traz diversos benefícios à saúde e ao bem-estar das crianças



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
19/12/17 às 14:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:15


Os pequenos Murilo (à esquerda) e Maria Fernanda se divertem na sessão de hidroterapia (Arquivo pessoal/Fernanda Boos Lima)

Um tratamento inovador, único no Brasil, para auxiliar no bem-estar e no desenvolvimento do bebê, podendo aliviar cólicas e outras situações comuns na saúde dos pequenos que preocupam pais e mães, incluindo dificuldades para dormir e fortalecimento motor. 
Essa é a proposta do Vila Baby Spa, inaugurado recentemente no Vila da Serra, em Nova Lima, que soluciona essas questões com técnicas eficientes e, ao mesmo tempo, agradáveis às crianças.

O procedimento que consegue aliar o fortalecimento do bebê com métodos até mesmo divertidos para os pequenos é uma união entre hidroterapia e shantala. "Esse conceito de Baby Spa já é oferecido em vários países, e, em todos os lugares, é um sucesso. 
Ao trazermos para o Brasil, fizemos uma série de adaptações, levando em consideração os aspectos técnicos, culturais e o calendário vacinal do brasileiro", explica ao SouBH a enfermeira e responsável técnica, Ellen Rocha. 

A hidroterapia aliada à shantala, explica a enfermeira, produz um estímulo significativo ao desenvolvimento cardiorrespiratório e neuropsicomotor, sendo um importante aliado no cuidado com bebês prematuros. “Hoje, no Brasil, muito pouco é feito para tratar dessas crianças, que naturalmente são mais frágeis que as outras. A hidroterapia e a shantala chegam como uma alternativa de estímulo ao desenvolvimento delas”, afirma Ellen Rocha.

Mas como essas técnicas funcionam? 
As sessões duram, em média, uma hora, e são sempre supervisionadas por uma enfermeira, que analisa as reações e estimula a criança de maneira personalizada, baseada na avaliação inicial e no objetivo da terapia. A primeira parte são as atividades na piscina, onde a criança flutua em água morna segurada por uma boia. Depois é a vez da shantala, que relaxa e acalma o bebê, acompanhada por exercícios de estímulo motor.


A casa atende bebês a partir de 1 mês de idade (Divulgação/Facebook)

Em um ano de funcionamento, a casa já contribuiu para a melhoria da vida de bebês e, consequentemente, dos pais. É o caso da dentista Fernanda Boos Lima, mãe dos gêmeos Murilo e Maria Fernanda. O pediatra da família indicou o Vila Baby Spa para controlar o peso da Maria Fernanda e a agitação excessiva do Murilo. Em apenas um mês, os resultados apareceram. “Eles têm um sono mais profundo, têm mais força nos membros, estamos conseguindo controlar o peso da Maria Fernanda e sem contar que eles se divertem muito enquanto estão lá”, relata.

“Pode soar como um luxo, mas não é. As sessões são investimentos certeiros no desenvolvimento das crianças, e isso é extremamente válido”, completa Fernanda Lima. A casa atende bebês a partir de 1 mês de idade.

Além do serviço de hidroterapia e shantala, o Vila Baby Spa também conta com uma equipe multidisciplinar de acompanhamento do desenvolvimento infantil, com profissionais de nutrição e terapia ocupacional, atendendo desde a gestação e em toda a primeira infância. “Nossa missão é ajudar as famílias no desenvolvimento saudável das crianças, com a atenção que elas merecem e precisam”, afirma Ellen.

O Vila Baby Spa fica na Alameda Oscar Niemeyer, número 1033, no Vila da Serra em Nova Lima. O telefone é (31) 3785-4149 e o valor da sessão é R$ 150.

Estrutura do Vila Baby Spa (Divulgação)