FecharX

Você prefere andar de skate ou ler um livro?

<p>Aos 32 anos, o Parque das Mangabeiras oferece programas diferentes para cada tipo de visitante</p>



Créditos da imagem:
Main 1305 aniversario parque mangabeiras
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Cada um tem o seu motivo para visitar o Parque das Mangabeiras, encrostado na Serra do Curral, na região Sul de Belo Horizonte. As amigas Ariadne Brezolini e Cláudia Di Paula, 48 e 40, gostam de fazer piqueniques, enquanto os filhos andam de skate ou jogam futebol. Os estudantes Ítalo Leijoto e Ana Luíza de Moura, 19 e 17, aproveitam o silêncio para conversar ou ler um livro. Já o menino Pedro, de 2 anos e 9 meses, só quer saber dos peixes, junto a seu pai Roberto Neto Carvalho, 34.

Inaugurado no dia 13 de maio, o Parque das Mangabeiras completa 32 anos como uma das mais importantes áreas de lazer e preservação ambiental da capital. Projetado pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx, o parque é a maior área verde da capital, com 337 hectares e conserva 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.

Desde 2000, Patrícia Vieira, 54, trabalha em uma das barraquinhas de açaí na Praça das Águas no parque. Ela conta que adora trabalhar em uma das atrações turísticas mais belas da cidade. ?Eu me divirto com as ações culturais que são apresentadas aqui, como shows e espetáculos?, conta. ?Desde que colocaram a pista de skate, o número de visitantes locais aumentou. Muita gente vem todo final de semana para andar de skate ou para fazer caminhadas e acaba passando por aqui?.

parque-skate
Pista de skate é apontada como uma das mais importantes atrações do Parque

É o caso de Ariadne Brezolini e dos gêmeos Paulo e Gustavo, 9. Moradores da região Centro-Sul de BH, costumam visitar o Parque das Mangabeiras quase todos os meses. ?Gosto de poder oferecer um espaço aberto, com natureza, para os meus filhos. Eles gostam muito de andar de skate. Mas se pudesse fazer uma sugestão seria criar faixas etárias para a pista. Há crianças pequenas com skatistas mais profissionais na mesma pista?, declara Ariadne.

Não foi o skate que atraiu o estudante Ítalo Leijoto ao Parque e sim, o futebol. ?Não tenho muita oportunidade de vir, pois moro longe. Mas se pudesse voltar, acho que jogaria futebol?, conta, de olho em uma das quadras.

parque-quadra
Pistas de peteca e poliesportiva podem ser utilizadas pelos visitantes

Além das quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais, o Parque reserva encantos naturais com flora e fauna diversificada. Segundo informações da Prefeitura, são 29 espécies de mamíferos, como esquilos, gambás, tapitis, micos, tatus, quatis; 160 espécies de aves: andorinhas, bico de veludo, cambacicas, marias-pretas, sanhaços, caras sujas, azulões, pica-paus; 20 espécies de répteis e 19 anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.

Mas são as carpas coloridas que fazem o pequeno Pedro sorrir. O menino gosta de olhar os quase três mil peixes na Praça das Águas. ?É uma das melhores áreas de lazer da cidade. O clima, a vegetação, as atrações, tudo é muito bonito?, comenta o pai de Pedro, Roberto Neto Carvalho. ?Se pudesse sugerir uma melhoria ao parque seria treinar melhor os funcionários para darem informações para precisas sobre o parque?.

parque-pedro
Pedro e seu pai Roberto gostam das carpas coloridas da Praça das Águas