FecharX

Volta ao mundo gastronômico sem sair de BH

<p>Festa Italiana, Francesa, Irlandesa e Portuguesa fazem parte da agenda cultural da capital mineira</p>



Créditos da imagem:
Main volta ao mundo gastronomico sem sair de bh
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Da noite para o dia, a capital mineira ganha novas línguas, roupas e danças. Ponto de encontro de diferentes culturas e nações, Belo Horizonte conquistou o coração dos ?gringos?. Prova disso são as diversas comemorações que levam centenas de pessoas a praças, ruas e espaços culturais. Só nesse fim de semana, castanholas e tarantelas ganham espaço na região Centro-sul de BH.

No domingo (1º), italianos invadirão a avenida Getúlio Vargas - entre as ruas Tomé de Souza e Professor Moraes, na Savassi. A 8ª edição da Festa Tradicional Italiana irá reunir arte, música, teatro, dança e gastronomia em um só espaço. ?Atualmente, a nossa festa é a maior da América Latina. Perdemos em número de público apenas para as festas de rua da própria Itália?, afirma a Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais.

No domingo (29), o som da legítima música flamenca irá marcar a XXIII Romeria Del Rocío. O tradicional cortejo espanhol, que irá seguir da praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia, até a rua Antônio de Albuquerque, no quarteirão entre as rua Paraíba e Rio Grande do Norte, irá homenagear a Virgem Maria de Las Rocinas. Com entrada franca, a festa promete danças, comidas típicas e produtos artesanais.

O acesso ao evento é gratuito, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa ou um pacote de fralda descartável. A próxima parada da viagem cultural e gastronômica será na Festa Portuguesa, que será realizada no dia 7 de junho, sábado, na praça Marília de Dirceu, no Lourdes.

Em março, o St. Patrick's Day celebrou a cultura irlandesa na capital mineira. Na ocasião, a cidade se pintou de verde e recebeu de braços abertos a alegria dos duendes, a culinária exótica e o tradicional chope colorido. Em 2014, a comemoração reunião mais de oito mil pessoas no Parque das Mangabeiras.

Só esse ano, a capital mineira já arrumou as malas com destino a Israel, Índia e França.