FecharX

Atropelamento, queda em cachoeira e mais: 32% já se machucaram ou conhecem alguém que se machucou ao tirar selfie

E mais: 95% dos brasileiros com internet já postaram uma selfie em algum momento da vida



Créditos da imagem: Banco de Imagens/Shutterstock
Main 184010 shutterstock 591699578
Redação Sou BH
29/03/18 às 21:07
Atualizado em 24/03/22 às 16:16

Por Júlia Alves

Você gosta de tirar fotos? E as famosas selfies? Na última semana, quantas fotografias tirou de si mesmo? Dos brasileiros com acesso à internet, 95% já postaram uma selfie em algum momento da vida. Desse número, 22% afirmam ter postado uma selfie em suas redes sociais pelo menos nas últimas 24h.

A realidade é que os brasileiros amam tirar uma foto de si mesmos de vez em quando. Segundo 53% dos entrevistados pela pesquisada Opinion Box, as selfies são uma forma de se expressar para o mundo e mostrar sua personalidade. Além disso, para 1 em cada 3 internautas abordados pela consulta, os autorretratos digitais os fazem se sentir mais importantes e especiais.

O interessante é que esses números variam em relação a idade e o gênero do usuário. Sem muita surpresa, 24% das pessoas de até 29 anos postou uma selfie em um intervalo de um dia. Esse número vai para 21% quando falamos de internautas de 30 a 49 anos, e cai para 19% entre as pessoas com 50 anos ou mais. Homens e mulheres também se diferenciam quando o assunto são as fotos. Nas últimas 24h, 21% das mulheres afirmaram ter tirado uma selfie, contra 23% dos homens.

Porém, nem tudo é considerado um hobby inocente. Para 38% dos entrevistados, selfies demais podem ser um alerta para algo mais grave, como um distúrbio de personalidade. De acordo com a psicóloga Isabella Trindade, os valores atuais da sociedade podem interferir no comportamento das pessoas nas redes sociais. “A atividade online e os problemas que as redes sociais podem trazer para a vida das pessoas estão intimamente ligados ao modo de vida atual, aos valores que empregamos à mídia e à exposição nela. Damos destaque aos indivíduos com mais likes nas fotos, você só é alguém se está sendo visto, se é famoso ou tem seguidores”, comenta Isabella.

Selfies de risco

Mas nem tudo são flores no mundo das selfies. Um estudo publicado em 2016 apontou que, muitas vezes, as pessoas se colocam em situações de alto risco para tirar uma foto. Para vocês terem uma noção, em um período de cerca de dois anos, 127 pessoas morreram ao redor do mundo tentando tirar uma selfie. Os dados são da pesquisa realizada pela Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos EUA, e pelo Indraprastha Institute of Information Technology, em Deli, na Índia.

Entre os brasileiros com acesso à internet, 32% afirmam que conhecem alguém ou já se machucaram enquanto tiravam uma selfie. A arquiteta catarinense Helena Silva, 27 anos, nunca sofreu nenhum acidente para conseguir a foto perfeita, mas tem uma amiga que chegou perto disso. “Eu tenho uma amiga que não saía do celular, era bem viciada mesmo. Ela chegou a quase ser atropelada por causa disso. Os pais dela tiveram que fazer uma intervenção para tentar ajudar”, comenta a arquiteta.

O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, já presenciou alguns casos de pessoas que passaram dos limites quando o assunto é o uso do celular e as famosas selfies. “Atendi ao chamado de uma mulher que estava em uma cachoeira próxima a BH e caiu de uma altura considerável enquanto tentava tirar uma foto. Ela não veio a óbito, porém, foi uma queda muito grande e que resultou em um grave dano à saúde da mulher”, afirma o tenente em entrevista ao SouBH.

De acordo com um estudo divulgado no ano passado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o celular está entre as dez principais causas de acidentes no trânsito. Na experiência do tenente Aihara, isso é uma realidade muito presente. “Uma das principais causas de mortes no trânsito é o celular. Já presenciei pelo menos dois casos recentes de duas pessoas que foram atropeladas utilizando celulares enquanto atravessavam a rua. Não houve uma maior gravidade em ambos os casos, mas são situações para ficar em alerta”, comenta o bombeiro.