FecharX

UFMG é a 10ª melhor entre universidades da América Latina

Segundo ranking internacional, 22 universidades brasileiras estão na lista



Créditos da imagem: UFMG
Main ufmg 20140916134810
O QS World University Ranking tem reconhecimento mundial.
Redação Sou BH
16/09/14 às 13:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

A Universidade Federal de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, foi considerada a 10ª melhor universidade entre as latino-americanas do ranking de 2014 do QS World University, divulgado ontem (15). Ao todo, 22 universidades brasileiras estão entre as 800 melhores do mundo: 14 são federais, cinco estaduais e três particulares.

Entre as 10 melhores do ranking, seis são americanas e quatro britânicas. O Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), que fica nos Estados Unidos, ocupa a primeira posição, seguido da Universidade de Cambridge e da Imperial College, ambas situadas na Inglaterra.

No ranking das 200 melhores instituições localizadas nos países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), apenas duas brasileiras estão entre as dez primeiras: a Universidade Federal de São Paulo (7º), e a Universidade Estadual de Campinas (9º). A primeira entre os Brics é a Universidade de Tsinghua, na China.

O QS World University Ranking tem reconhecimento mundial e é realizado anualmente desde 2004. A metodologia de pesquisa considera a reputação da universidade na visão dos estudantes e dos empregados; a estrutura da instituição, incluindo a média de estudantes por professor; as citações em trabalhos de pesquisa e a presença de alunos e colaboradores internacionais.