FecharX

Mineiro de 13 anos ganha medalha na Olimpíada Global de Matemática na Tailândia

Emanuel Lopes leva troféu por gabaritar prova de raciocínio lógico



Créditos da imagem: Acervo pessoal
Main mineiro de 13 anos ganha medalha na olimp%c3%adada global de matem%c3%a1tica na tail%c3%a2ndia
Apesar do talento e da paixão pela matemática, a ida à Tailândia do aluno do Colégio Militar de Juiz de Fora, na Zona da Mata, só foi possível graças a uma vaquinha online, que permitiu cobrir os custos da viagem
Redação Sou BH
05/05 às 11:48
Atualizado em 05/05 às 11:48
Com apenas 13 anos, o estudante mineiro Emanuel Lopes conquistou um feito extraordinário na Olimpíada Global de Matemática, realizada na Tailândia. Ele obteve uma medalha de prata na premiação geral e foi homenageado com um troféu após gabaritar a parte de raciocínio lógico da competição.

Apesar do talento e da paixão pela matemática, a ida à Tailândia do aluno do Colégio Militar de Juiz de Fora, na Zona da Mata, só foi possível graças a uma vaquinha online, que permitiu cobrir os custos da viagem. 

A Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (Timo) é uma competição anual de olimpíada de Matemática organizada pela Sociedade de Matemática da Tailândia. A prova consiste em cinco tópicos principais: Pensamento Lógico, Aritmética/Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória.

Convocação para a Olimpíada em Nova Iorque

Emanuel agora tem um novo desafio pela frente. Ele foi convocado para participar da 5ª Olimpíada Copernicus de Matemática, em Nova Iorque, em junho. Essa competição é uma homenagem ao matemático, físico e astrônomo Nicolau Copérnico, e representa mais uma oportunidade para Emanuel brilhar no cenário internacional.