FecharX

Virtual: Experimento para uma vida inventada

Memorial Minas Gerais Vale

Virtual: Experimento para uma vida inventada

  • Gratuito

Data

19/02 até 12/03

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 00:00 - 23:59


Créditos da imagem: Núbia Fermano
Espaço Doméstico e Claraboia são séries de fotografias realizadas ao longo de 1 ano na casa em que a artista Jéssica Lauriano vive
Espaço Doméstico e Claraboia são séries de fotografias realizadas ao longo de 1 ano na casa em que a artista Jéssica Lauriano vive

O Memorial Vale apresenta a exposição virtual “Experimento para uma vida inventada”, de Jéssica Lauriano. Nessa mostra a artista criou programas performativos e instalações como forma de gerar uma nova relação com o ambiente e o seu corpo a partir da observação e vivência do seu cotidiano. 

As ações trazem um elemento em comum: o acúmulo. O acúmulo de tarefas domésticas, de objetos cor-de-rosa no banheiro e de plantas em um espaço que possui verticalidade com entrada de luz natural. 

Os processos de criação são fruto de seu trabalho no campo das artes cênicas e sua relação plural com outras linguagens, onde há uma busca por uma corporeidade que se reinventa e se transforma a partir das ações e dos gestos. A exposição integra o projeto “Mostra de Fotografia” do Memorial Vale e fica no site do museu até dia 12 de março.

Descritivo

Espaço Doméstico e Claraboia são séries de fotografias realizadas ao longo de 1 ano na casa em que a artista Jéssica Lauriano vive. A partir da observação e vivência do seu cotidiano, a artista criou programas performativos (cada um com duração de 2 meses) e instalações como forma de gerar uma nova relação com o ambiente e o seu corpo. As ações trazem um elemento em comum, o acúmulo. O acúmulo de tarefas domésticas, de objetos cor de rosa no banheiro e de plantas em um espaço que possui uma verticalidade com entrada de luz natural. Os processos de criação são fruto de seu trabalho no campo das artes cênicas e sua relação plural com outras linguagens, onde há uma busca por uma corporeidade que se reinventa e se transforma a partir das ações e dos gestos.

Jéssica Lauriano busca processos em linguagens híbridas a partir de práticas artísticas. Co-criadora e gestora da Casa da Pau Brasil, espaço de residência artística em São Paulo – SP. Dedica-se a pesquisa em mulheres no cinema e realiza curadoria para cineclubes. Atua também como produtora em audiovisual, espetáculos e festivais culturais. Formada em atuação pelo CEFART – Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. Formações complementares em teatro pelo Galpão Cine Horto e PUC – Pontifícia Universidade Católica; em cinema pela AIC – Academia Internacional de Cinema.

Tags:
  • Jéssica Lauriano
  • Experimento para uma vida inventada
  • memorial vale
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.