FecharX

CoMciência

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

12/12/19 até 15/03

Dom | 12:00 - 20:00

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 12:00 - 21:00


Créditos da imagem: Henrique Roscoe

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal realiza, até 15 de março, a exposição CoMciência, apresentando os trabalhos dos artistas contemplados no primeiro Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia. A exposição está disponível desde o dia do aniversário de BH e também da inauguração do Prédio Rosa, que abriga o museu, uma das construções mais antigas de Belo Horizonte. A entrada é franca.

A mostra vai contar com as obras acrossTIME, de Paul Rosero Contreras (Quito/Equador), Campos Elísios, de Henrique Roscoe (Belo Horizonte, Brasil), Código das Minúcias, de Jack Holmer (Curitiba, Brasil), Culturas Degenerativas, de Cesar & Lois (São Paulo, Brasil / San Marcos, USA), Futura Pele, de Thatiane Mendes (Belo Horizonte, Brasil) e Ilha Sonora, de Camila Proto (Porto Alegre, Brasil). A curadoria é assinada pelos artistas e gestores Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli, que também integram a equipe da Bienal de Arte Digital.

A iniciativa, fomentada pelo MM Gerdau e realizada pelo programa CoMciência, voltado para divulgação científica do Museu, surgiu do desejo de se estabelecer uma agenda contínua de ocupação criativa e propositiva de seus espaços. Desta forma, o Edital CoMciência foi lançado em junho deste ano, realizando uma chamada a artistas e pesquisadores que atuam no desenvolvimento de trabalhos que passeiam entre arte, ciência e tecnologia, refletindo sobre as questões de nosso presente, e por que não, sobre quais questões o futuro nos reserva.

Os horários de visitação do Museu serão especiais. De 12 de dezembro a 6 de janeiro, vai funcionar de terça a sábado, das 12h às 21h, e domingos, das 12 às 20 horas. A partir do dia 7 de janeiro, de terça a domingo, das 12h às 18h horas, e às quintas, das 12 às 22h. Vale lembrar que o Museu vai estar em recesso de Fim de Ano nos dias 23, 26 e 30 de dezembro e 1 de janeiro, permanecendo fechado ao público nestas datas.

Confira a programação completa no site oficial do Museu.

Seleção

Nessa primeira edição foram recebidas 252 inscrições, vindas de cinco continentes (América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África), de 26 países ao todo, sendo 65% de propostas multi-área e 75% de projetos inéditos.

Os números alcançados são um reflexo de como as produções integradas de arte, ciência e tecnologia se tornam cada vez mais presentes em Minas, no Brasil e no mundo. Das 252 propostas, os curadores chegaram a 35 projetos pré-selecionados em uma primeira fase da curadoria (short-list), que ao final de 37 dias de trabalho de seleção, resultou na escolha dos seis trabalhos que compõem esta exposição. Dentre eles, quatro são inéditos, cujas narrativas e conceitos permeiam temas instigantes como a computação vestível, aprendizado de máquinas, seres bio-híbridos, princípios da vida orgânica e digital e sobrevivência espacial.

Tags:
  • exposição
  • Comciência
  • tecnologia
  • bh
  • novidade
  • arte
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.