FecharX

Férias no Museu: Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG

Férias no Museu: Espaço do Conhecimento UFMG

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

02/01/20 até 02/02/20

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 12:00


Créditos da imagem: Tami Abreu

O recesso escolar de janeiro promete ser muito divertido no Espaço do Conhecimento UFMG, que vai ter muitas brincadeiras, oficinas, contações de histórias e exposições gratuitas para toda a família. A programação começa a partir de amanhã e vai até 2 de fevereiro.

A grande novidade deste ano está na exposição temporária Mundos Indígenas, concebida por cinco curadores indígenas que mostram um pouco da vida, dos costumes e das crenças dos povos brasileiros Ye'kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn.

Além disso, as oficinas, brincadeiras a contações de histórias tomam conta do museu, e a astronomia não fica de fora na programação. Quem gosta de desbravar o universo pode aproveitar as sessões diárias no Planetário, onde o público viaja pelo espaço sideral sem tirar o pé do chão. A atração é a única paga no Espaço do Conhecimento UFMG, com ingressos a R$ 3 (meia) e R$ 6 (inteira).

Os pequenos também poderão sentir na pele o processo de treinamento para ir ao espaço na oficina Um Dia de Astronauta, além de usar o próprio corpo para prever a visibilidade do nosso satélite natural na atividade Fases da Lua. Na contação de histórias Plutão: Ser ou não Ser?, o público descobre por que esse planeta anão causa tanto alvoroço no meio científico.

Já em 3, 2, 1... Lançar Foguete!, os visitantes constroem seus próprios foguetes e os lançam em direção ao céu. Na oficina Coleção de Estrelas, poderão criar novas constelações a partir de mapas estelares. E na Gincana Astronômica, os pequenos participam de um jogo com twister sobre planetas, adivinhação de objetos astronômicos, quiz sobre a Lua e caça-palavras dos temas abordados nas exposições. Por fim, Conhecendo o Sol revela o ciclo de vida de uma estrela e como é produzida a energia em seu núcleo.

E as brincadeiras não param por aí. O ano já começa com Arquitetura da Imaginação, oficina em que o público vai colocar a criatividade em ação para recriar em desenho suas escolas, moradias e outros espaços públicos. E quem gosta de charadas vai ter que encarnar a figura de um herói grego para completar As 12 tarefas de Hércules.

Em Vida fora da Terra, os visitantes vão entender as condições biológicas necessárias para que haja vida nos planetas do Sistema Solar. Em seguida, é hora de criar esses alienígenas com caneta e papel. Já em Jogos e brincadeiras africanas, os participantes soltam o corpo com tradições bem divertidas de países da África.

Contos Orientais leva os visitantes a outra cultura: o budismo. Eles vão conhecer fábulas infantis que têm origem no Tibet. E outra oficina vai mais longe na história. Alquimia e ciência moderna: Incompatíveis? realiza divertidos experimentos para mostrar ao público como a química atual possui partes baseadas na antiga alquimia, que usava técnicas semelhantes a algumas realizadas atualmente em laboratórios.

Já em Brincando de Contar Histórias, os participantes vão usar a imaginação e o próprio corpo para narrar diferentes crenças sobre o surgimento do mundo e do ser humano. E Invasores microscópicos: ao Ataque! convida o público a desenvolver estratégias para se defender de um inimigo misterioso. Ao longo da atividade, os visitantes recebem pistas sobre a identidade desse inimigo, para que a defesa seja bem construída.

A programação de férias termina com a contação de histórias Representações Femininas nos Contos e nos Mitos, que revela como mulheres como Medusa, Lilith e Malévola nem sempre são o que parecem ser.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.