FecharX

Mostra Cinema pela Verdade

Vários locais de Belo Horizonte

Mostra Cinema pela Verdade

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

20/05/14 até 23/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 20:00


Nos dias 20 e 23 de maio, a PUC-Minas recebe mais uma Mostra Cinema Pela Verdade, que debate a ditadura militar no Brasil.  A Mostra tem como propósito exibir filmes que retratam este período marcante da História do Brasil. As exibições são seguidas de debate com pesquisadores deste período e pessoas que vivenciaram as experiências da época. A entrada é franca.

Desde o início de abril até a primeira semana de junho, a Mostra, já em sua terceira edição, exibe filmes que retratam o período da ditadura civil-militar no Brasil. Nestes pouco mais de dois meses, cada estado do país terá pelo menos seis sessões gratuitas, totalizando 162 exibições seguidas de debates.

A Mostra Cinema pela Verdade teve início na última semana de março, quando universitários das 27 Unidades Federativas do Brasil reuniram-se em um hotel no interior do Rio de Janeiro para participar de uma intensa capacitação que os tornaram “agentes mobilizadores”.

Programação

Terça-feira, 20 de maio, às 18h
Local de exibição: Aud. Coração Eucarístico – PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 500 Coração Eucaristíco)

Repare Bem, de Maria de Medeiros
Documentário, 10 anos, 95 min., França, Itália, Brasil, 2012 
O jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri” morre em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. Sua companheira, Denise Crispim, perseguida e presa durante a sua gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento de Eduarda. Lá, encontra seus pais exilados, os quais dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. A violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersar pelo mundo.

Sexta-feira, 23 de maio, às 18h30
Local de exibição: Escola de Arquitetura – UFMG (Rua Paraiba, 697 - Funcionários)

Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes
Documentário, 14 anos, 73 minutos, Brasil, 2010
Camponeses falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os militantes do PC do B que lutaram na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.

Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido pela ONG Acesso
Documentário, 10 anos, 54 minutos, Brasil
O filme tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós-Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições estatais brasileiras. 

a

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.