FecharX

23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Tiradentes

23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

24/01 até 01/02

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00


Créditos da imagem: Leo Lara

A imaginação como potência! Esse é o tema da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, na cidade histórica mineira. O evento tem o objetivo de colocar em evidência o futuro promissor que aguarda o cinema brasileiro, mesmo que este enfrente crises. Toda a programação oferecida ao público é gratuita.

“Como arte, o cinema é capaz de inverter as lógicas sociais e de linguagem, de contrapor a beleza à barbárie, a provocação à conciliação. O cinema pode forçar a imaginação nos seus limites”, afirma Francis Vogner dos Rei, curador do evento e crítico de cinema. Filmes de ficções e documentários, sejam em curta, média ou longa-metragem, têm sido espaço para expressar opiniões e realidades vividas pelo povo brasileiro, reconfigurando formas de olhar e de abordar o que está diante da câmera.

Os homenageados desta edição da Mostra de Cinema de Tiradentes são os atores Antônio e Camila Pitanga, que são pai e filha. Entre a centralidade de Antônio na revolução do Cinema Novo, entre o final dos anos 1950 e meados dos anos 1970, e a constância de Camila no imaginário da TV e do cinema nas últimas duas décadas, estão a diversidade e a força de duas formas de trabalhar e mapear uma história do audiovisual brasileiro que atravessa ambos.

Na mostra estarão presentes quatro convidados internacionais, representando festivais, instituições e publicações de varias partes do mundo. De Portugal vem o curador do Indie Lisboa, Miguel Valverde, da Espanha a diretora artística do Festival de Cinema Internacional de Madri, Nuria Cubas, da Argentina, Paola Buontempo, programadora do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, e Poger Koza, curador do Filmfest Hamburgo, na Alemanha.

Confira o que vai rolar na mostra!

Filme de abertura: Mostra Homenagem – Pré-estreia mundial | Os Escravos de Jó

Para abrir a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o filme escolhido trafega na imaginação libertária do cinema brasileiro e tem Antônio Pitanga no elenco. Os Escravos de Jó, do diretor cearense Rosemberg Cariry e filmado em Ouro Preto, vai ter a pré-estreia mundial na noite de 24 de janeiro, no Cine-Tenda.

No filme, o 12º longa-metragem de Cariry, os estudantes Samuel e Yasmina se apaixonam na cidade mineira e precisam vencer dificuldades e preconceitos para afirmarem o amor. Personagens do passado e do presente cruzam os caminhos dos jovens, arrastando-os para um inesperado destino. No enredo, Pitanga interpreta um livreiro amigo do protagonista

O longa-metragem Na Boca do Mundo (1978), com direção e atuação de Antônio Pitanga, e os longas Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios (2011), de Beto Brant, com Camila Pitanga no elenco; e Pitanga (2016), dirigido por Camila sobre a trajetória e carreira do pai, completam a seção Mostra Homenagem.

A programação completa da 23ª Mostra de Cinema de Tirantes está disponível no site oficial do evento.

A Mostra de Cinema de Tiradentes

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Tags:
  • Antônio Pitanga
  • Camila Pitanga
  • bh
  • Mostra de Cinema de Tiradentes
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.