FecharX

3ª edição NO AR Drone Film Fest Brazil

Local não informado

3ª edição NO AR Drone Film Fest Brazil

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

27/12/20 até 27/12/20

Dom | 22:30


Créditos da imagem: Frame Duality - Craig Murley, Suiça

NO AR Drone Film Fest Brazil, o primeiro festival internacional dedicado à cinematografia com drones na América Latina, realiza sua terceira edição anual, em formato on-line com convidados internacionais. Palco da edição anterior, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, fará a transmissão nas redes sociais amanhã, dia 27 de dezembro, às 20h30.

 

Duas dezenas de curtas-metragens indicados, com até 5 minutos de duração e pelo menos 50% do tempo de imagens criadas por drone, serão apresentados numa cerimônia transmitida ao vivo, com a participação de membros do júri e artistas. Na ocasião, serão revelados os filmes premiados pelo júri, e o público poderá eleger seu favorito dentre as obras indicadas.

 

O projeto pretende apresentar uma variedade de novas linguagens audiovisuais criadas com a ferramenta, e questionar o entendimento reducionista de que drones servem meramente para produzir imagens vistas de cima. Para isso, agrupa os curtas-metragens em 11 categorias, que contemplam desde selfies em plano sequência, até obras conceituais que poderiam ser encontradas numa instalação em galeria de arte. 

 

Inscrições de mais de 20 países passaram pelo crivo de uma Comissão Julgadora composta por profissionais e acadêmicos do audiovisual, e os vencedores de cada categoria serão revelados durante a cerimônia de premiação.

 

“O drone dá ao criador independente acesso a uma estética até então exclusiva de um cinema hegemônico, de grandes orçamentos” defende Paulo T G Pinto, fundador e diretor do festival. Para ele, o equipamento “democratiza certos modos e linguagens audiovisuais, a um custo cada dia mais próximo do de smartphones.”

 

“O contexto de pandemia, que limitou o ato de sair de casa para fotografar, deu a esse dispositivo controlado a distância um papel ainda mais relevante para a criação audiovisual”, adiciona o idealizador, que é membro do Entelas (Grupo de Pesquisa em Conteúdo Transmídia, Convergência de Culturas e Telas) e mestrando em Cinema pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com passagem pela Université de Montréal.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.