FecharX

9º Festival do Japão em Minas

Evento encerrado

Valor entrada

  • 20 Inteira
  • 10 Meia

Data

28/02 até 01/03

Sex, Sab, Dom | 10:00


Créditos da imagem: Thiago Almeida

A próxima edição do Festival do Japão em Minas já tem data marcada. As datas escolhidas são 28 e 29 de fevereiro e 1º de março e, novamente, o Expominas sediará o festival. Na sexta, o evento acontece das 14h às 22h, das 10h às 22h no sábado e das 10h às 19h no domingo.

Esse ano o festival terá como ambientação a era Reiwa, nome dado ao novo período imperial do Japão, que simboliza a união de dois ideogramas que significam ordem e harmonia, uma aposta na positividade e esperança. É assim que o governo do Japão contempla a nova era imperial Reiwa, que acompanha o reinado de Naruhito, 126º imperador japonês que ascendeu ao trono em maio deste ano após a abdicação de seu pai Akihito, na primeira cessão do trono nipônico em mais de 200 anos.

As temáticas trabalhadas vão ser os leques e o Ukiyo-ê. Os tradicionais leques têm permeado a cultura japonesa ao longo de sua história e passaram a se popularizar entre a população a partir do século 16. Eles serão apresentados durante o festival em dois tipos, o dobrável (OGI ou SENSU) e não o dobrável (UCHIWA), suas variações, estilos, cores e diferenças.

A xilogravura possui características como o refinamento e o intimismo, com a magnífica junção de delicadeza e intensidade. A gravura japonesa Ukiyo-ê é pintada a mão, uma manifestação artística autêntica do povo comum da cidade do Edo, conhecida hoje como Tóquio.

O evento vai contar com inúmeras apresentações artísticas e sociais, como concursos musicais, áreas institucionais, empresariais e comerciais, além de um espaço dedicado a expositores de produtos artesanais e artesanatos típicos, demonstrações e degustações de lançamento de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, experimentação de baseball, espaço kids, além de área de saúde e espaço da cultura pop.

A festa também apresenta atividades tradicionais como a cerimônia do chá, ikebana, exposições de Ukiyo-ê e de leques, hinamatsuri, campeonatos de hashi e kendama, oficinas gratuitas e a praça de alimentação.

Este evento é uma realização escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão - ACCTBJ.

Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira), por dia de evento, e podem ser adquiridos pelo site.

Pontos de venda

Site do evento

Tags:
  • festival
  • japao
  • japao em minas
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.