FecharX

Deborah Colker apresenta espetáculo inspirado no romance 'Belle de Jour'

Local não informado

Deborah Colker apresenta espetáculo inspirado no romance 'Belle de Jour'

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/04 até 10/04

Sab | 20:00 - 21:05


Créditos da imagem: Flávio Colker
Obra é marcada pelo erotismo e coloca em evidência conflitos íntimos que assombram e atormentam todo e qualquer humano civilizado
Obra é marcada pelo erotismo e coloca em evidência conflitos íntimos que assombram e atormentam todo e qualquer humano civilizado

Neste sábado (10), às 20h, a Cia de Dança Deborah Colker apresenta gratuitamente no YouTube o espetáculo 'Belle', que é livremente inspirado no romance 'Belle de Jour', lançado em 1928 pelo escritor franco-argentino Joseph Kessel e transformado em um clássico do cinema surrealista quase quatro décadas depois, em 1967, por um de seus maiores mestres, o mexicano Luis Buñuel.

A história de Séverine, a burguesa bem-casada que, para suprir o profundo vazio existencial que a consome, se vê inapelavelmente compelida a transgredir as fronteiras de seu mundo de conto-de-fadas e ir passar as tardes em um randevu, onde atende pelo codinome Belle, seduziu Deborah Colker em 2011.

A temática de Belle, no entanto, está mais associada a outros espetáculos da companhia: Nó, de 2005, e Cruel, de 2008, discorrem, ambos e de diferentes maneiras, sobre o que há de mais atávico nas pulsões humanas: o erotismo.

Com uma diferença fundamental: Belle traz à tona, também e principalmente, o outro lado desta mesma moeda. Coloca em evidência o embate entre carne e espírito, amor e desejo, razão e instinto, real e imaginário – conflitos íntimos que assombram e atormentam todo e qualquer ser humano civilizado. E, para Deborah, o que faz da protagonista da obra de Kessel uma personagem singular e fascinante é o fato de ela atender ao chamado implacável do instinto, ao mesmo tempo em que não abre mão do casamento e do charme discreto do dia-a-dia burguês, que preza com sinceridade, revelando uma capacidade incomum de dividir-se, com suprema diligência, entre as duas servidões.

"Belle, o espetáculo que construí, deixa no ar, em aberto, uma questão, e delega ao espectador a escolha: afinal, esta é uma história que realmente se realiza ou que se passa apenas dentro da cabeça de Séverine?", provoca Deborah Colker.

Serviço

Quando: 10/04/2021 – Sábado – 20h
Onde: YouTube Sesc em Minas Gerais, com tradução em libras, e da Pólobh, com audiodescrição
Classificação Etária Indicativa: 14 anos
Duração: 65”


Tags:
  • Deborah Colker
  • Cia de Dança Deborah Colker
  • Belle
  • Belle de Jour
  • Joseph Kessel
  • Luis Buñuel
  • Séverine
  • espetáculo
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.