FecharX

Dia do Cinema Brasileiro

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

19/06/15 até 19/06/15

Sex | 11:00 - 22:00


Créditos da imagem: Divulgação
Exposição Passado e Presente Acervo Fotográfico Pedro Mordente faz parte da programação do Dia do Cinema Brasileiro
Exposição Passado e Presente Acervo Fotográfico Pedro Mordente faz parte da programação do Dia do Cinema Brasileiro

Em uma homenagem especial ao Dia do Cinema Brasileiro, a Fundação Municipal de Cultura promove, por meio do Museu da Imagem e do Som (Av. Álvares Cabral, 560, Centro), uma série de ações, como visita guiada, oficinas e exibições.

As primeiras atividades do dia, às 9h, são as visitas orientadas à exposição “Passado e Presente: acervo fotográfico Pedro Mordente”. A mostra traz parte do rico acervo do fotógrafo e colecionador de câmeras fotográficas Pedro Mordente. Nela o visitante tem a oportunidade de conhecer de forma leve e construtiva como os equipamentos foram se modificando ao longo do tempo até chegarmos às câmeras mais recentes. Após a visita, será feita uma conversa sobre a relação entre fotografia e cinema, quando serão abordados os princípios básicos da imagem em movimento.

Também será discutida a importância dos brinquedos ópticos para a gênese do cinema. Nesse sentido, o MIS realiza uma oficina de brinquedos ópticos com materiais reaproveitáveis. Na atividade, o participante poderá conhecer os princípios básicos das imagens em movimento e entender como o desenvolvimento de brinquedos ópticos foi importante para o surgimento do cinema. Serão desenvolvidos brinquedos ópticos, tais como o taumatrópio e o flip book.

No final do dia, a partir das 18h, a programação do Dia do Cinema Brasileiro passa a ser desenvolvida no auditório do Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1.149, Centro). O espaço receberá uma mostra de curtas-metragens nacionais históricos, produzidos a partir da década de 1920. Na sequência, o professor e coordenador do Museu da Imagem e do Som, José Ricardo da Costa, participa de um bate-papo com o público sobre memória, imagem e preservação. A programação termina com a exibição do longa metragem “Sangue Mineiro” (Humberto Mauro, 1929), um dos filmes mais importantes produzidos durante a era do cinema mudo no Brasil.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.