FecharX

Férias no MM Gerdau

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

25/07/16 até 31/07/16

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 14:30


Créditos da imagem: Banco de Imagens

MM Gerdau (Praça da Liberdade, 680 - Funcionários) oferece uma programação especial de férias para crianças e adultos. As atividades acontecem de 19 a 30 de julho, de terça a sábado, em horários diversos, com duração média de 15 a 30 minutos, abordando a temática do Museu de forma leve e descontraída. 

A entrada é gratuita e as inscrições para as atividades com limite de vagas podem ser feitas com antecedência de 30 minutos. Para participar, basta apresenta-se na recepção do Museu.

*Durante as oficinas, as crianças deverão estar acompanhadas dos seus responsáveis, que poderão participar das atividades com os filhos.

OFICINAS

Pigmentos
Data e horário: 19/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
O objetivo da oficina é proporcionar a experiência de utilizar os pigmentos minerais. Os visitantes aprenderão a preparar tintas a partir da manipulação de rochas e minerais.

Cristais
Data e horário: 21/jul, das 12h30 às 18h30, e 23/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: A partir de 7 anos, ou menores acompanhadas por um responsável.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer vários minerais, bem como sua composição química, propriedades físicas e aplicações.

Fósseis
Data e horário: 22/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
Viajar pelo mundo da paleontologia e dos vestígios deixados por animais e pelos antepassados. A oficina apresenta ao público por meio dos fósseis a formação do planeta e a história de seus habitantes. Os visitantes ainda terão a oportunidade de produzir fósseis artificiais e manipular amostras minerais, além de conhecer mais sobre as rochas e a formação dos solos.

Light Painting e Holograma
Data e horário: 21/jul, das 19h às 21h
(sessão única, vagas limitadas)
Classificação: Livre
Nesta atividade, será apresentada a técnica fotográfica Light Painting (pintura com luz), que possibilita o registro de movimentos de origem luminosa, criando imagens surreais que somente poderão ser vistas por meio dos registros fotográficos. Além disso, será apresentada a técnica de criação de hologramas conhecida como Papper’s ghost, desenvolvida em 1858 pelo químico britânico John Henry Pepper. 

Origami
Data e horário: 20/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre. *Oficina voltada para iniciantes.
A oficina visa estimular os participantes a terem um contato lúdico com uma arte milenar japonesa, o Origami (Oru = dobrar; Kami = papel). Pela tradição japonesa, essa técnica de dobraduras não utiliza nenhum tipo de ferramenta, usa-se apenas o corpo.

Uma selfie no Museu
Data e horário: 22/jul e 29/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre. * Os participantes deverão trazer seus próprios aparelhos móveis dotados com câmera fotográfica e cabos para descarregar as fotos.
Já que a moda é ‘fazer uma selfie’, por que não fazê-la no Museu? Técnicas e dicas básicas para fotografar com celular ou tablet serão apresentadas, e os visitantes poderão ter estimulados os seus olhares fotográficos, além de se apropriarem dos ambientes do museu, de belíssima arquitetura, para cenários de suas fotos.

Holograma de Bolso
Data e horário: 20/jul e 30/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
Será apresentada a técnica de criação de holograma portátil com a utilização de tablets e/ou celulares. Os participantes terão a oportunidade de produzirem seus próprios moldes de acetatos para reproduzirem, no mesmo instante e posteriormente, seus hologramas.

Pipa
Data e horário: 23/jul, das 13 às 15h, e das 15 às 17h
(duas sessões, vagas limitadas)
Classificação: Livre
O visitante terá a oportunidade de fazer uma pipa e soltá-la no terraço do museu. A ideia é fomentar a observação e a interpretação da paisagem do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, bem como pensar e refletir sobre a paisagem de Belo Horizonte, por meio de uma atividade lúdica e recreativa.

Recicláveis
Data e horário: 23/07, das 14h às 16h
Classificação: A partir de 6 anos.
A equipe da Tina Descolada e do Lacre do Bem propõem ações para promover o altruísmo e a tolerância nas relações interpessoais e atitudes de preservação do meio ambiente, reutilizando a reciclagem de alumínio e diversos materiais. 

DINÂMICAS

*Duração média: de 10 a 15 minutos

Caça ao Tesouro
Data e horário: 20, 22, 27 e 29/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
Por meio de brincadeiras e charadas, a dinâmica propõe desvendar os segredos de nossa história e do universo dos minerais, utilizando a ciência e a tecnologia presentes em nossas atrações como principal meio para encontrar um grande tesouro escondido.

Hiper Trunfo Mineral
Data e horário: 19, 21 e 27/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
Os participantes desta atividade terão a oportunidade de jogar o Hiper Trunfo mineral e compreenderem, de maneira lúdica e interativa, algumas das características dos minerais, tais como dureza, densidade e utilidade, por meio de um duelo de cartas.

(Des)vendando os sentidos
Data e horário: 19, 22 e 30/jul, das 12h30 às 17h, e 28/07, das 12h30 às 21h
Classificação: Livre
Provocar diferentes percepções do espaço por meio da ausência da visão. Os visitantes serão vendados e direcionados para uma atração onde serão estimulados a sentir e expressar as sensações do espaço por meio dos demais sentidos.

Mão aqui, pé acolá
Data e horário: 21, 23, 27 e 29/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
Na atração Chão de Estrelas, os participantes serão convidados a brincar e experimentar esse espaço do Museu de forma diferente. A partir de um jogo e da combinação do sorteio de dados, os visitantes deverão posicionar o corpo na atração. 

Cosmogonia
Data e horário: 19/, 21 e 26/jul, das 12h30 às 17h, e 28/07, das 12h30 às 21h
Classificação: Livre
Cosmogonia é uma palavra de origem grega que, em sentido lato, significa “O Nascer do Mundo”. É assim o nome dado às narrativas míticas que desenvolvem respostas para o grande mistério da Origem. Quem questiona sobre essa Origem se não o próprio homem? Assim, pretende-se discutir com os visitantes sobre diferentes cosmogonias, valendo-se da atração Matéria-Prima para fomentar o diálogo e incentivá-los a criarem suas próprias cosmogonias.

Espelho
Data e horário: 20, 22, 26 e 29/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
O visitante será convidado a observar os detalhes da arquitetura e pinturas parietais do Prédio Rosa, utilizando um espelho. Esse objeto proporcionará ao participante uma experiência singular: ao percorrer o espaço, perceberá a multiplicidade de ângulos a serem explorados.

Derivas Dançantes
Data e horário: 20 e 26/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
A noção de “deriva” considera o corpo sem rumo no espaço, produzindo relações com esse espaço, aberto aos estímulos que a própria experiência proporciona em nossos movimentos. A proposta é instigar os visitantes a resignificarem seus corpos e a transformá-los em elementos da natureza. A partir dessa escolha, será realizada uma deriva, que se iniciará na área externa do museu, dando uma volta pelo Prédio Rosa e pela Praça da Liberdade, até chegar aos espaços internos do Museu. Os visitantes irão escolher um elemento da natureza e incorporar os movimentos desse elemento em seu corpo, considerando o próprio corpo também como elemento da natureza.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Data e horário: 19, 20, 22, 23, 26, 27, 29 e 30/jul, das 12h30 às 17h
Classificação: Livre
Contação de história, teatro de sombras, fantoches: a cada dia uma história diferente. Histórias que falam sobre nossa gente, nossa cultura, nossos costumes, nossas raízes, nossa cidade. Histórias que falam de nossas histórias.

ENCENAÇÕES

Data e horário: 21 e 28/jul, 16h30
Classificação: Livre

Fantasmagorias da Metrópole
Fantasmagorias da Metrópole é um esquete que busca resgatar a história de Belo Horizonte por meio de seus fantasmas. Trazendo personagens históricos, como Aarão Reis, a Velha Papuda, assombrações, espíritos e aparições, essa contação apresenta a história da construção da capital mineira, no final do século XIX, e o fim do antigo arraial do Curral del Rey. “Eu sou a moça fantasma; que espera na Rua do Chumbo o carro da madrugada.” (Carlos Drummond de Andrade).

UMA TARDE NO MUSEU

Data e horário: 30/jul, das 14h às 18h
Classificação: Livre
Férias é o tema desta edição do Uma Tarde no Museu, projeto regular do Museu realizado sempre no último sábado do mês, em parceria com a Aldeia Jabuticaba. A criançada vai se divertir construindo uma cidade, brincando do vento e participando de um animado bailinho com o DJ Robinho. Confira a programação e venha se divertir com a gente!

Das 14h às 17h – Instalação “A Cidade que Queremos” – Uma cidade de caixas de papelão, em que as crianças e suas famílias poderão interagir, montando e remontando de diversas maneiras a sua cidade, além de fazerem intervenções com desenhos.

Às 14h, 15h e 16h: Oficina “Festa do Vento” – Construção de brinquedos para brincar no vento, com jornal, papel e outros materiais de arte (barangandão, piabinha chinesa, entre outros). Inscrições na hora.

Às 17h: Aldeia Beats – Bailinho com DJ Robinho. Dance Music de qualidade para toda a família dançar junto.

Entrada gratuita. Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.