FecharX

Créditos da imagem: Carol D'Alessandro

Criado em 1995, o Grupo do Beco desenvolve um trabalho que alia pesquisa artística e transformação social por meio do teatro, resultando, desde 2003, na fundação da Casa do Beco. Localizada aos pés do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, a casa promove o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística em Belo Horizonte. Reservando um último lançamento especial para 2019, o Grupo do Beco estreia no dia 13 de dezembro, às 20h, na Casa do Beco, seu mais novo espetáculo: Céu da Rua.

 

Em Céu da Rua, o público acompanha uma dramaturgia construída a partir das experiências reais dos atores e moradores do Morro do Papagaio que participaram de oficinas com brinquedos e brincadeiras para a troca de experiências, promovidas pela Casa do Beco em 2018.

 

O espetáculo retrata o dia a dia de moradores da comunidade pelo olhar da criança, como ela enxerga a sua casa, seus pais, seus amigos, a escola e a violência dentro e fora de casa, de um jeito peculiar que combina inocência e esperteza. Casos, aventuras, nostalgia, medos e anseios dão o tom de histórias que narram os acontecimentos ao mesmo tempo em que os vivem.

 

Abordando a fase lúdica da infância com o uso de jogos e brincadeiras na própria dramaturgia, a peça também chama atenção para a importância dos direitos das crianças, garantindo o Direito de ir e vir, de ter acesso à escola, à cultura, a uma boa educação e, principalmente, ser livre para nunca ter que parar de brincar.

 

Além da apresentação de estreia, vão haver sessões no dia 14 de dezembro, às 16h, no Parque Jorge Eduardo Couri; e no dia 15 de dezembro, às 10h, na Vila Estrela; e às 16h, no Predinhos.  

 

A Casa do Beco

 

A Casa do Beco surgiu em 2003, a partir do trabalho artístico do Grupo do Beco (criado em 1995). Localizada aos pés do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, na região Centro Sul de Belo Horizonte (MG), a instituição é um Ponto de Cultura desde 2010 e seu principal objetivo é promover o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística em sua comunidade, especialmente do teatro, além disponibilizar suas atividades a outros públicos da cidade.

 

Aberta ao público desde 2011, a Casa é espaço de intercâmbio de experiências culturais diversas. Buscando a formação humana e profissional através da arte, são oferecidas oficinas artísticas para crianças, jovens e adultos. Além disso, há programação artística e cultural, sempre gratuita, que mescla grandes sucessos do teatro dos grupos mais distintos da cidade e as montagens produzidas pela própria Instituição.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.