FecharX

Palco do carnaval no Parque Municipal divide opiniões e motiva abaixo-assinado

Petição de ONG cita preocupação com mais de 300 gatos vivendo na área verde



Créditos da imagem: Vander Bras/PBH
Main carnaval bh parque municipal abaixo assinado ong gatos
Palco oficial do carnaval de BH foi transferido para o Parque Municipal; Praça da Estação segue em obras até setembro
Redação Sou BH
24/01 às 15:42
Atualizado em 24/01 às 15:42

A mudança no palco de shows do carnaval de BH, que foi transferido da Praça da Estação para o Parque Municipal, despertou debate entre protetores de animais e aqueles que defendem a festa popular enquanto um fenômeno de ocupação dos espaços públicos. Após a divulgação da mudança pela PBH na última segunda-feira (22/1), a ONG SOS Gatinhos do Parque publicou um abaixo-assinado on-line que se manifesta "contra a implementação do palco principal do carnaval de Belo Horizonte dentro do Parque Municipal Américo Renne Gianetti" – a iniciativa já havia reunido mais de 16.250 assinaturas até o fechamento desta matéria.

Na descrição da petição pública, a ONG argumenta pela proteção dos animais e plantas que vivem na área verde mais antiga e simbólica da cidade. "O parque é um ecossistema que abriga várias espécies da flora e fauna. Um evento desse porte vai devastar o ambiente, gerando grande impacto a todas formas de vida do local", afirma o texto. O documento ainda menciona possíveis transtornos à área hospitalar que ocupa os quarteirões imediatos ao parque, no Santa Efigênia, mas enfatiza que a ação teria mais impacto sobre a população de felinos. "Temos uma colônia de gatos com mais de 300 animais, muitos idosos, os quais irão padecer com o estresse causado pela folia. Precisamos proteger o parque", conclui o resumo do abaixo-assinado.

Pelas redes sociais, a iniciativa da ONG se popularizou e dividiu opiniões. As pessoas que apoiam a ideia e aderiram à petição citam preocupações como o silêncio nas imediações dos hospitais e os problemas que podem surgir em decorrência do acúmulo de lixo no parque, além das questões ligadas à saúde dos animais. Por outro lado, há quem argumente que o Parque Municipal já foi cenário de vários outros eventos culturais e apresentações musicais em ocasiões anteriores, além de ser um dos pontos mais fáceis de acessar para quem parte de outras regiões usando o transporte público. 

Na programação da PBH, o palco do Parque Municipal é tratado como "palco de shows" e "palco oficial" do carnaval na cidade, mas a única atração confirmada no espaço até o momento é o Kandandu. O encontro de blocos afro, que tradicionalmente abre a folia na cidade, está marcado para ocupar o palco nos dias 9 e 10/2. Os cortejos dos blocos de rua cadastrados pela prefeitura não passam pelo Parque Municipal e os desfiles de blocos caricatos e escolas de samba ocupam a Avenida Afonso Pena, como de costume. A Praça da Estação está indisponível porque "está passando por obras de revitalização dentro do programa Centro de Todo Mundo", como explica a PBH. A praça segue fechada até pelo menos setembro, de acordo com os planos da administração municipal.