FecharX

PBH explica como vai funcionar o carnaval no Parque Municipal; entenda

Saúde dos animais e controle de público constam entre preocupações da Belotur



Créditos da imagem: Amira Hissa/PBH
Main entenda como sera carnaval palco parque municipal bh blocos
Prefeitura considera realização do Kandandu similar a outras ações no parque, como Virada Cultural e Festival de Arte Negra
Redação Sou BH
26/01 às 16:10
Atualizado em 26/01 às 16:10

A PBH divulgou nesta sexta-feira (26/1) como deverá funcionar a programação de carnaval no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Nos dias 9 e 10/2, a área verde no Centro vai sediar o Kandandu – encontro de blocos afro, um evento que integra a agenda cultural da cidade – com entrada gratuita. A prefeitura prevê público de 4 mil pessoas em cada dia e pretende usar os métodos de controle do acesso aplicados a outros eventos municipais realizados no parque, como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra.

Os blocos afro se apresentarão somente sobre o palco do parque e não farão desfiles pelo local. "Ressaltamos que a apresentação dos blocos afro no Parque Municipal será em formato de show, em cima do palco. Não irão ocorrer cortejos nas dependências do Parque. As apresentações serão semelhantes às agendas que já ocorrem habitualmente no local", afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. Outro ponto sensível para a realização de eventos na área verde, a saúde dos animais que moram por lá também consta entre as preocupações do órgão municipal de turismo. "A Prefeitura de Belo Horizonte irá disponibilizar uma estrutura de atendimento caso os animais necessitem", garante Castro.

Feito no início da semana, o anúncio de que o parque mais antigo e representativo da cidade receberá um palco de shows oficialmente integrado ao carnaval provocou reações imediatas em protetores de animais e na população em geral. A preocupação com possíveis danos aos animais e à vegetação do local, assim como a possibilidade de perturbação do sossego na área hospitalar do Santa Efigênia, provocou demonstrações públicas de repúdio à iniciativa, como o abaixo-assinado divulgado pela ONG SOS Gatinhos do Parque.