FecharX

12 curiosidades sobre Jogos Vorazes

Enquanto o capítulo final não chega, saiba alguns fatos curiosos sobre a saga



Créditos da imagem: Divulgação
Main 124209 teaser poster do filme jogos vorazes a esperanca parte 11
Mate sua vontade de Jogos Vorazes até o dia 19
Redação Sou BH
23/01/15 às 00:41
Atualizado em 27/03/19 às 15:44

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

No dia 19 de novembro, quarta-feira, estreia a primeira parte do final da saga Jogos Vorazes. Assim como muita gente pelo mundo, o Sou BH também está ansioso para assistir ao desfecho dessa história, que é a quarta melhor bilheteria do mundo.

A trilogia conta a história de Katniss Everdeen, uma adolescente de 16 anos que vive num mundo pós-apocalíptico no qual a América do Norte, que agora se chama Panem, foi dividida em 12 distritos. Há uma dívida histórica que deve ser paga e, sendo assim, todo ano dois jovens são oferecidos como tributos de cada um dos distritos para participarem dos Jogos Vorazes, uma espécie de reality show no qual os jogadores tem que matar para não morrer. Aquele que sobrevive ganha benefícios para o seu distrito.

Selecionamos algumas curiosidades sobre a saga que vão te deixar com ainda mais vontade de assistir ao desfecho dessa história:

1-  Jogos Vorazes é uma das sagas mais importantes da atualidade. A estreia foi em 2008 com o lançamento do livro 'Hunger Games' da escritora norte-americana Suzanne Collins.

2-  A autora é responsável pelo clássico infantil “Clarissa Sabe de Tudo”, série exibida pelo canal SBT e pela Globo.

3-  Suzanne Collins é formada em Artes Cênicas, Interpretação e Telecomunicações. Depois do sucesso de Jogos Vorazes, foi eleita pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do ano de 2010.

4-  Para escrever a trilogia a autora se inspirou em cenas da guerra no Iraque que foram transmitidas pela TV em tempo real e em reality shows. 

5-  A escolha por Jennifer Lawrence não foi fácil. Ela disputou o papel de Katniss com as atrizes Abigail Breslin, Emma Roberts e Chloe Moretz.

6-  A Katniss de Lawrence sofreu críticas dos fãs dos livros, pois a personagem é descrita no texto como uma “pobre jovem que não tem dinheiro para comer”. Os fãs do livro acharam que Lawrence estava cheinha para o papel.

7-  A atriz Jennifer Lawrence demorou três dias para aceitar o papel de Katniss, por medo do assédio que teria após o lançamento dos filmes.

8-  Para interpretar Peeta, o ator Josh Hutcherson, leu todos os livros da saga em cinco dias.

9-  Panem tem seu nome baseado na frase em latim “Panem et Circenses”, numa tradução livre significa pão e circo. Esta era a política assumida pelos romanos que previa o provimento de comida e diversão com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra governantes.

10-  A saga em livros é a mais bem vendida na Amazon e o box com toda trilogia tem 1392 páginas. As publicações foram traduzidas para mais de 25 línguas e os direitos autorais já foram vendidos em mais de 30 países. A primeira parte da trilogia ficou na lista dos best-sellers do jornal New York Times por mais de cem semanas.

11-  No Brasil foram vendidos mais de 200 mil cópias do primeiro livro da saga.

12-  A estreia do filme foi o maior sucesso, arrecadando US$ 211,8 milhões em apenas um final de semana, e tornando-se a maior estreia de uma franquia fora da época de feriado ou verão.

Confira em quais salas de cinema o filme será exibido.