FecharX

Aline Calixto celebra dez anos de carreira com lançamento de DVD e álbum digital

O trabalho inédito traz, entre as surpresas delicadas e sensíveis, e as canções marcantes de sua carreira, a última gravação em vida da sambista Beth Carvalho



Créditos da imagem: Flávio Charchar
Main destaque fl%c3%a1vio charchar
Redação
11/11/20 às 15:05
Atualizado em 11/11/20 às 15:05

No último dia 6 de novembro, Aline Calixto lançou seu novo projeto, o DVD “10 Anos Aline Calixto – Ao Vivo em BH” (LAB 344), em comemoração a uma década de carreira. Gravado em 2018, o DVD, que tem Produção Musical e arranjos de Thiago Delegado, e Direção Artística da própria cantora, apresenta o último registro audiovisual em vida da sambista Beth Carvalho. Além de Beth, o show conta com a participação de outros grandes nomes da música brasileira, Monarco e Velha Guarda da Portela, Maurício Tizumba e Tambor Mineiro. A cantora também deu voz a nova safra de sambistas mineiros ao convidar Tavinho Leoni, Isadora Ferreira, Marina Gomes e Cinara Ribeiro. A cena carnavalesca belo-horizontina também não ficou de fora, vários blocos de carnaval marcaram presença.

Para Calixto, o novo trabalho, além de compilar sucessos de sua trajetória, possui grande valor afetivo. “Para esse DVD, eu trago canções que permearam minha vida artística, como ‘Enfeitiçado’, ‘Oxossi’ e ‘Flor Morena’. E além de comemorar 10 anos de carreira, essa será uma homenagem às minhas principais inspirações, como os talentosos amigos Monarco e Velha Guarda da Portela e a madrinha Beth Carvalho”, conta a artista.

Filmado em   6 de julho de 2018, o trabalho teve como singles, até aqui, “Dona do Pedaço”, composição inédita de André da Mata e Felipe Acaf, “Flor Morena”, um dos hits cativantes da cantora, que marca uma histórica parceria entre Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Júnior Dom, e “Nos Combates Desta Vida”, emocionante dueto com Beth Carvalho. Os singles já estão disponíveis nas plataformas digitais e é possível conferir, no canal “Aline Calixto Oficial”, um videoclipe intimista de “Dona do Pedaço”, com trechos de bastidores da gravação, passagens delicadas do preparo da cantora para a gravação – além, claro, da interpretação imponente da artista, com presença de palco única e energia marcante.

A Direção de DVD do é do renomado Conrado Almada, que já dirigiu trabalhos de audiovisual de diversos nomes consagrados no cenário nacional, como Skank, Sandy, Pato Fu, Capital Inicial e Jota Quest.

Sobre Aline Calixto

Aline Calixto, carioca que mudou-se para Minas Gerais ainda criança, lançou seu primeiro disco em 2009 (Warner Music) e, desde então, chama a atenção do público e da mídia especializada. Logo no álbum de estreia, a artista ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria “melhor disco do ano”, além de concorrer ao PMB (Prêmio da Música Brasileira) nas categorias “melhor cantora de samba” e “melhor cantora voto popular”.

Em 2011, é novamente indicado ao PMB na categoria ‘melhor cantora de samba’ com seu segundo álbum, Flor Morena (Warner Music), além de ganhar notoriedade nacional quando a música que batiza o disco entra na trilha sonora da novela das 21h (Fina Estampa/TV Globo). Já o terceiro álbum, Meu Ziriguidum (independente), contou com sua assinatura na direção artística e a participação dos parceiros Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Emicida. Dois anos mais tarde, lança Serpente (LAB 344), um projeto especial mais intimista, 100% autoral, no qual as canções mergulham nos relacionamentos vividos pela cantora.