FecharX

O legado de Roberto Burle Marx é tema de encontro on-line na próxima semana

Acervos artísticos e botânicos presentes no Sítio Roberto Burle Marx serão comentados por especialistas convidados



Créditos da imagem: Marlon da Costa Souza
Main unnamed
Redação
25/01/21 às 12:27
Atualizado em 25/01/21 às 12:27

O Intermuseus realiza, na próxima quarta-feira, dia 27, um encontro on-line sobre o legado de Roberto Burle Marx, referência na arte, paisagismo, coleção artística e botânica do Brasil. O evento acontece às 16h e as inscrições podem ser feitas aqui. (bitly.com/WebinarSRBM)

Intitulado “O legado de Burle Marx: arte e meio ambiente”, o webinário contará com a participação das diretoras do Sítio Roberto Burle Marx e do Intermuseus, Claudia Storino e Andrea Buoro, respectivamente. O arquiteto e paisagista José Tabacow, colaborador no escritório de paisagismo Burle Marx por 17 anos e a especialista Vera Beatriz Siqueira, historiadora da arte e professora associada da UERJ, são os convidados da tarde.

Durante a apresentação, será possível conhecer parte do acervo do paisagista, presente no Sítio Burle Marx - Unidade Especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que inclui, pinturas, gravuras, móveis, cerâmicas, tapeçarias, murais, painéis de azulejos, obras de artistas consagrados e do próprio paisagista, além de um conjunto único de espécies botânicas.

Localizado em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Sítio é candidato a patrimônio mundial cultural pela Unesco. Em dezembro de 2020, o Intermuseus concluiu o projeto de requalificação do espaço com o objetivo de valorizar os locais de visitação, melhorar as instalações, aperfeiçoar as condições de acessibilidade, potencializar as ações de pesquisa e educação e ampliar o acesso público à obra de Burle Marx.