FecharX

Cartunistas mineiros homenageiam Laerte com 'cotovelaço'

Ação conta com participação de mais de 100 desenhistas do Brasil e de diversos países



Créditos da imagem: Divulgação CurtaMinas
Main cotovela%c3%87o 1 prancheta 1
'Cotovelaço' é uma homenagem à cartunista Laerte Coutinho, de 69 anos, que no domingo (31) teve alta médica e deixou o InCor, em São Paulo, para continuar em casa o tratamento da Covid-19
Thiago Alves
01/02/21 às 17:07
Atualizado em 01/02/21 às 17:45

No dicionário Michaelis, 'cotovelaço' significa uma trama ardilosa contra alguém ou uma instituição. Essa explicação está longe do significado dado ao termo pela CartuMinas, grupo que reúne cartunistas mineiros. Na versão deles, o 'cotovelaço' é uma homenagem à cartunista Laerte Coutinho, de 69 anos, que no domingo (31) teve alta médica e deixou o Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, para continuar em casa o tratamento da Covid-19.

A homenagem começou na última sexta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans. "É com o maior orgulho que decidimos nos unir para prestar uma homenagem a quem nos inspira e que precisa do nosso apoio neste momento", publicou a CartuMinas em seu perfil no Instagram.

De acordo com os idealizadores da CartuMinas, o 'cotovelaço', que já conta com a participação de mais de 100 desenhistas de todo o Brasil e de países como Argentina e França, foi inspirado no 'beijaço', movimento idealizado por Laerte, em 2013.

Na época, a cartunista promoveu o ‘beijaço’ como uma forma de protesto contra a permanência do deputado Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.



Como participar do 'cotovelaço'

Basta pegar o “molde” disponível no perfil da CartuMinas no Instagram — uma imagem da personagem Laerte utilizando uma máscara e cumprimentando com o cotovelo — e editá-lo. Depois é só publicar o resultado com as hashtags #cotovelaço, #forçalaerte e #chargecontinuada.

A CartuMinas

A CartuMinas é um perfil criado no Instagram para engajar e dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos cartunistas mineiros e prestar homenagens a grandes nomes nacionais, como essa iniciativa do ‘cotovelaço’. Minas Gerais é um celeiro de grandes desenhistas, como Ziraldo, Duke, Quinho, Lute, Evandro Alves, LOR e Guto Respi.