FecharX

Casa Fiat de Cultura abre calendário de 2021 com exposição Sagoma

Mostra de Henrique Detomi ressignifica paisagens naturais em pinturas e esculturas que combinam formas fluídas e espaços vazios



Créditos da imagem: Vinicius Cruz
Main photo  3
Redação
25/01/21 às 12:23
Atualizado em 25/01/21 às 12:26

A Casa Fiat de Cultura abre, a partir do dia 26 de janeiro, seu calendário de exposições em 2021, com a mostra “SAGOMA”. De autoria do belo-horizontino Henrique Detomi, com curadoria de Marina Câmara e João Guilherme Dayrell, o trabalho fica em cartaz até 15 de março, e apresenta paisagens naturais e artificiais, ressignificadas pelo olhar do artista.

A exposição está montada no espaço da Piccola Galleria e poderá ser vista pelo público de forma virtual, por meio de percursos em vídeo, mediações on-line e conteúdos especiais criados pela equipe da instituição em conjunto com o artista. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela Sympla, e acontecem sempre às quintas-feiras, nos horários de 10h e 16h.

A mostra é composta por 12 obras, sendo 10 pinturas em óleo sobre tela e madeira e duas esculturas em terra e ferro. Entre as reflexões propostas pelas obras, o artista busca dissecar a relação afetiva com os espaços naturais e urbanos, ao mesmo tempo em que discute o que é natural ou artificial e a interferência dos homens com a paisagem a seu redor.

O título da exposição — a palavra italiana sagoma — significa silhueta ou contorno. E essa é, justamente, uma das características marcantes nas obras, que têm uma área específica, composta apenas pela forma. Esse contraste entre as texturas aveludadas das pinturas e dos espaços vazios traz à tona a discussão central de “SAGOMA”: as diferenças e semelhanças das paisagens artificiais e naturais, mediante a ação humana; a noção do homem de localização e ocupação, e como ele interage com a natureza e modifica o cenário ao redor.

Bate-papo com o artista

No dia 26 de janeiro, às 19h, a Casa Fiat realiza um bate-papo on-line ao vivo com o artista plástico Henrique Detomi, para abrir a programação. Detomi falará sobre as técnicas usadas, suas vivências e inspirações para construir seus projetos. Inscrições gratuitas pela Sympla.


Ações educativas

Para ampliar as discussões sobre a mostra, o Programa Educativo da Casa Fiat preparou uma programação especial, que será realizada durante o período expositivo da mostra.

No mês de março, será ministrado o minicurso “Introdução à Arte Contemporânea”, que leva ao grande público ferramentas para dialogar com as diversas manifestações estéticas de nosso tempo. Serão abordados os seguintes tópicos: conceitos, história, linguagens e principais artistas. As aulas ficarão disponíveis no YouTube da instituição. No mesmo mês, será lançado o Caderno Educativo “Arte Contemporânea: abordagens para a sala de aula”, que deverá fornecer, aos educadores, ferramentas e estratégias que possibilitam o desenvolvimento desses conteúdos no ambiente escolar. O material será disponibilizado no “Espaço da Professora e do Professor”, no site da Casa Fiat de Cultura.