FecharX

Casa Fiat de Cultura expõe acervo do MIS-SP sobre lambe-lambes

Com mostra virtual, as fotografias serão apresentadas nas redes sociais dos organizadores



Créditos da imagem: Acervo MIS/ Márcio Mazza
Main fot%c3%b3grafo miguel peinado e sua c%c3%a2mera acervo mis credito marcio mazza1973
Redação Sou BH
17/09/20 às 15:38
Atualizado em 17/09/20 às 15:38

Em setembro, a Casa Fiat de Cultura lança uma nova exposição virtual, em suas redes sociais. A mostra Conexão Casa Fiat de Cultura e MIS-SP: Lambe-Lambe é realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e apresenta obras que foram destaque de uma das primeiras coleções do acervo do museu. Para abrir a exposição, hoje, 15 de setembro, às 17h, a supervisora de Acervo do MIS-SP, Patrícia Lira, bate um papo com a diretora de Patrimônio e Arquivo Público de Belo Horizonte, Françoise Jean, na palestra virtual Lambe-Lambe: Fotógrafos de Rua em Belo Horizonte e São Paulo. O evento será gratuito, com transmissão nos canais da Casa Fiat de Cultura e do MIS-SP, no YouTube.

O presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, comemora o aspecto inovador da iniciativa conjunta. "Vislumbramos essa parceria como uma oportunidade de conectar duas instituições com identidades diferentes, mas com propósitos e interesses comuns, que é o de potencializar o acesso à cultura, de trazer novos diálogos para a produção cultural. Modulamos um projeto compartilhado, que agrega novos públicos, enriquece as discussões em torno das tradições e da história das cidades e promove o intercâmbio de conhecimentos. Casa Fiat de Cultura e MIS criam, com essa iniciativa, uma nova ponte para levar arte e cultura ao público, indo além das fronteiras geográficas”, finaliza.

Nos meses de setembro e outubro, a iniciativa destaca, nas redes sociais, a mostra com registros inéditos. Na exposição virtual, o público vai saber um pouco mais sobre as imagens que integram o acervo do museu, com curiosidades sobre a realização da pesquisa que resultou na exposição, e sobre o ofício registrado nas fotos.

 

Os fotógrafos de lambe-lambe surgiram no começo do século XX. Realizavam seu trabalho em praças, parques e outros espaços de rua, registrando momentos familiares e a própria cidade. O acervo do MIS resgata essa importante tradição, que, embora muitos não saibam, continuam sendo exercidas até os dias atuais. 


Créditos: Acervo MIS/ Márcio Mazza