FecharX

Casa Natura Musical apresenta projeto Sala da Casa

De sexta a domingo, a casa de shows transmitirá apresentações ao vivo em seu perfil no Instagram



Créditos da imagem: Julia Rodrigues
Main josycasadefrancisca por julia rodrigues004
Júnior de Castro
27/03/20 às 11:17
Atualizado em 28/03/20 às 12:30

Cultura em casa! Não é novidade para ninguém que o novo coronavírus trouxe, muito além da reclusão, novos formatos de lazer, de entretenimento e de reorganização de ideias. Nesse mesmo ensejo, a Casa Natura Musical apresenta hoje (27), o Sala da Casa. Diretamente do instragram da Casa Natura (@casanaturamusical), o projeto traz ao público o melhor da nova música brasileira em uma série de shows em formato pockt.

A primeira temporada do Sala da Casa, sempre às 19h – com exceção da participação do músico China no dia 29, que fará a leitura de seu livro infantil Carlos Viaja, às 15h –, conta com um set list recheado de diversidade e música boa. Josyara abre as portas do projeto hoje, mesmo dia em que lança seu novo disco, Estreite. Amanhã, dia 28, é a vez de The Baggios apresentar o melhor do blues-rock ao público. A banda Tuyo se apresenta na sexta-feira, 3 de abril, a cantora Aíla toca dia 4 e Gustavo Bertoni encerra o fim de semana no dia 5.

Segundo a diretoria do projeto, o novo formato tem o objetivo celebrar a pluralidade da música brasileira e dar voz a diferentes ritmos e movimentos. “A curadoria da Sala da Casa reúne artistas de diferentes partes do país e foca em nomes ascendentes e relevantes da nossa música. Assim, pode-se dizer que nosso recorte reúne artistas que estão em plena atividade, se destacando nos principais festivais do Brasil e lançando alguns dos discos mais elogiados dos últimos anos, dentro dos mais diversos estilos”, explica a equipe da Casa Natura.

Além do Sala da Casa, outras frentes também vêm sendo trabalhadas pela Casa Natural Musical nesse momento de quarentena. “Nas nossas redes sociais, estamos convidando nossos colaboradores para dividir com a gente algumas dicas de o que fazer no tempo livre em casa; estamos divulgando, semanalmente, uma agenda de lives que acontecem em outros perfis do Instagram além do nosso; e também estamos preparando materiais com artistas, como entrevistas, dicas de discos e artistas indicando outros artistas. Toda sexta-feira, nós publicamos o #CasaIndica Lançamentos, uma seção nas nossas redes que reúne semanalmente os lançamentos mais legais da música nacional. Além do conteúdo nas redes sociais, também continuamos enviando, quinzenalmente, a nossa newsletter. A última edição trouxe uma entrevista com o Chico César e um faixa-a-faixa sobre o novo disco da Letrux, Aos Prantos (2020)”, indicam ao público.

Sala da Casa

Alguns artistas também conversaram com o Sou BH e contaram sobre suas expectativas a respeito do novo projeto da Casa Natura Musical. De acordo com a cantora Aíla, a impossibilidade de estar fisicamente junto do público abriu um espaço ainda maior no ambiente virtual. “É um momento sem precedentes, onde o artista precisa se comunicar somente online, sem o calor do "ao vivo". Estamos tentando ressignificar a nossa própria limitação atual. Propagar arte e alimentar as pessoas com música. Não se sabe ao certo ainda como, financeiramente, isso será sustentável, dia após dia pensando em estratégias para fortalecer esses novos caminhos”, comenta a cantora, que acrescenta sobre as lições que podem ser tiradas durante esse período tão delicado. “Acho que é um momento para refletirmos nossas relações com o planeta, e consigo mesmo. Compreender que educação, ciência e arte são pilares fundamentais para a nossa saúde mental, e manutenção de uma existência minimamente possível. Perceber o quanto a vida humana depende muito mais das nossas próprias relações de cuidado e afeto, do que de outras coisas que a gente prioriza todos os dias: o dinheiro, o trabalho, os bens materiais. É um momento de introspecção, amadurecimento, mudança de visão, rumo, caminho, prioridades”.


Créditos Rafael Fanti

A banda Tuyo, que se apresenta dia 3 de abril no Sala da Casa, também acredita que a relação com o público tem se intensificado. “A Tuyo era uma banda de internet. A gente só interagia com nosso público por lá, começamos a rodar e a encontrar as pessoas há pouco tempo. E a gente sempre foi três ratinhos da rede mundial de computadores. Então, sempre estávamos respondendo stories, fazendo umas lives, enfiados no Twitter, em grupos de whatsapp da galera que curtia a banda. E é isso, é um lugar que a gente já habitou, então, não é tão estranho assim”, conta Lay, integrante do grupo.

Finalmente, para esquentar o sofá, Josyara – como já contamos no início, abre as portas do Sala da Casa hoje, às 19h –, conta sobre sua expectativa para a apresentação. Segundo a cantora, será um show livre, para aproveitar momento e o espaço e deixar a espontaneidade reinar. “Na hora vou saber qual canção quer sair de mim”, resume. Ela ainda acredita que há uma grande fissura acontecendo e que nada será como antes. “Nós artistas, trabalhadores autônomos, ou não, estamos no mesmo barco. Há um descaso grande do governo federal com todos e essa geração se obrigada a entender a história para resolver o agora. Muita gente tem se posicionado contra o desserviço do presidente da república. Às vezes me preocupo se o que vejo se resume apenas na minha restrita bolha. Vivemos no país gigante! Meu desejo é de mudanças bruscas na estrutura.  De quarentena, penso como pode ser o depois e meu coração saboreia a utopia de novos ares”, conclui.