FecharX

CCBB BH abre exposição Abraham Palatnik - A Reinvenção da Pintura

Pela primeira vez em Belo Horizonte, mostra exibe obras de um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil



Créditos da imagem: Vicente de Mello/ Divulgação
Main photo  1
Redação
04/02/21 às 11:41
Atualizado em 04/02/21 às 11:41

Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura’ é a exposição que ocupa as dependências do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB), desde ontem, 3 de fevereiro. A mostra é uma homenagem inédita ao inquieto artista falecido em maio de 2020, aos 92 anos. Cinético, pintor e desenhista, Abraham Palatnik é considerado um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil, que expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia. De modo criativo, e ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, Palatnik desenvolveu experimentações artísticas e estéticas diversas.

A exposição, sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, dialoga com as mostras individuais do artista, realizadas pelos mesmos curadores, respectivamente em 2013 e 2017, nos CCBB’s de Brasília e Rio de Janeiro. No total, são apresentados ao público mineiro 75 trabalhos de épocas diversas, abrangendo os vários segmentos experimentados por Palatnik, entre eles, aparelhos cinecromáticos, objetos cinéticos, objetos lúdicos, mobiliário, pinturas e desenhos de projetos.

Entre as novidades da exposição, e que a diferencia das mostras anteriores, estão o inédito curta-metragem dirigido pelo filho Roni Palatnik, que registra o artista fazendo uma das obras da última fase, e um destaque à série W, a última de sua produção.

O Centro Cultural Banco do Brasil BH funciona de quarta a segunda, das 10h às 21h. Para visitar a mostra, em cartaz até o dia 19 de abril, é necessário que se retire o ingresso gratuito no site Eventim (https://www.eventim.com.br/city/belo-horizonte-1139/venue/centro-cultural-banco-do-brasil-belo-horizonte-23535/). Além disso, todas as medidas de segurança serão seguidas, como uso de máscara, distanciamento social, e disponibilização de álcool em gel.