FecharX

CINE 104 anuncia programação on-line e gratuita

Intitulada “CINE104 em Casa”, a proposta busca levar a experiência da sala de cinema para a casa dos espectadores



Créditos da imagem: IMDB
Main cena de  the square   a arte da disc%c3%b3rdia   02    cr%c3%a9dito imdb
cena de The Square - A Arte da Discórdia
Redação Sou BH
18/04/20 às 20:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Os cinéfilos que estão sendo obrigados a lidar com a saudade da sala de Cinema acabam de ganhar um motivo para melhorar os dias de quarentena. O CINE104 anuncia a “CINE104 em Casa”, uma programação especial e gratuita de filmes para os próximos meses.

A instituição disponibilizará, de quarta a sábado, dois longas por semana pela plataforma do Vimeo, o espaço traz a proposta de aproximar o público de filmes impactantes de cineastas consagrados de diversos países do mundo, assim como produções nacionais recentes e outros projetos internacionais que não tiveram tanto destaque no circuito de distribuição de filmes no Brasil.

Os links e respectivas senhas para acesso aos filmes serão disponibilizados no Facebook, no Instagram e no site do CINE 104. Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha. A programação ainda contará com a participação de cineastas, diretores e diretoras, para bate-papos ao vivo que serão realizados no @centoequatrobh.

 

Programação “CINE104 em Casa”

 

22/04 e 23/04: The Square – A Arte da Discórdia, de Ruben Ostlund;


Sinopse: A trama acompanha Christian, o curador de um importante museu de arte contemporânea em Estocolmo. Ele está às voltas com a abertura da próxima exposição do museu, intitulada “The Square”. A obra é um quadrado instalado no chão, que tem como proposta falar de um espaço onde todos devem respeitar e ajudar o próximo, dentro dos seus limites. Trata-se de um filme potente e perturbador que explora os limites do politicamente correto, da liberdade artística e da liberdade de expressão de maneira provocativa. THE SQUARE foi premiado em vários festivais e arrematou a Palma de Ouro, o prêmio máximo no Festival de Cannes (2017).

 

 

24/04 e 25/04: O Apartamento, de Asghar Farhadi


Em O APARTAMENTO, o casal Emad e Rana ensaia a peça de Henry Miller, “A Morte do Caixeiro Viajante”. Um dia, quando Emad está fora, um homem invade o apartamento e ataca Rana. A partir daí o filme lida com as consequências desse ataque. Rana recusa o envolvimento da polícia, temendo a repercussão. Emad decide investigar e ele mesmo ser o juiz. Ele está buscando vingança por sua esposa prejudicada ou por seu próprio orgulho masculino?

 

29/04 e 30/04: Creepy, de Kiyoshi Kurosawa


Em CREEPY, o protagonista Takakura é um detetive policial aposentado que dá aulas de psicologia criminal numa universidade em Tóquio. Um ex-colega da polícia pede ajuda de Takakura para resolver um caso perturbador: o desaparecimento de uma família que parece ter abandonado a filha, que pouco se lembra de seus familiares.  A adolescente é o ponto de partida para a investigação de Takakura.  A partir daí o ex-policial se envolve numa trama de segredos, ameaças veladas e mistério que mantém o filme em uma atmosfera tensa e sombria.

 

01/05 e 02/05: Antes que Tudo Desapareça, de Kiyoshi Kurosawa


O enredo adapta uma história de invasão alienígena baseada em uma peça de teatro de Tomohiro Maekawa.  Os alienígenas invadem uma pessoa e adquirirem sua aparência. Mais do que isso, eles agem como vampiros, que ao invés de tirar o sangue e a vida de suas vítimas, fazem desaparecer seus valores e crenças fundamentais. Kiyoshi, misturando recursos que passam pela comédia sombria, o drama filosófico, o horror, suspense, romance e tom apocalíptico, aborda temas como a solidão e a falta de comunicação contemporâneas, bem como reflexões sobre a perda da identidade e do autocontrole.