FecharX

Espaço do Conhecimento UFMG traz novidades para o 2º semestre de 2020

Entre as novas atividades tem clube do livro, calendário astronômico e muito mais



Créditos da imagem: Andy Shell/shutterstock
Main destaque andy shell
Redação
06/07/20 às 18:00
Atualizado em 06/07/20 às 18:00

O tempo passou em um piscar de olhos e já chegamos na metade do ano! O 2º semestre vem com uma série de novidades do Espaço do Conhecimento UFMG. Vem aí o Dia Nacional da Ciência, o lançamento do Calendário Astronômico, uma nova turma do Clube do Livro Guimarães Rosa e muito mais.

No dia 8 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência. A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade. No Espaço do Conhecimento UFMG, a data será celebrada com o lançamento da publicação mais querida pelo público do museu: o Calendário Astronômico Solstício a Solstício 2020-2021. No dia 8 de julho, às 12h, um vídeo será publicado no canal de YouTube, em que o coordenador do Núcleo de Astronomia, Prof. Carlos Villani, contará os detalhes da nova edição. Em seguida, a versão on-line será disponibilizada para download no site.

As sessões on-line de astronomia têm sido um verdadeiro sucesso. Para facilitar o acesso e possibilitar a participação de mais pessoas, elas serão levadas para o canal do YouTube. Agora, você pode acompanhar diretamente a transmissão da Descobrindo o Céu sem precisar correr para não perder a sua vaga. As sessões acontecem toda quinta-feira, das 17h às 18h, e cada semana com um tema diferente.

Confira também a sessão especial para o Dia Nacional da Ciência, em que será mostrado o que poderá ser visto no céu de Belo Horizonte nesta data e explicação de como e onde nascem as estrelas. O vídeo será exibido no YouTube, no dia 8 de julho, às 17h.

De 27 de julho a 1º de agosto, o Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo, cidade natal do escritor, realizará  a XXII Semana Rosiana, com o apoio do Espaço do Conhecimento UFMG. Devido ao distanciamento social, a edição 2020 acontecerá inteiramente pela internet. A programação será divulgada em breve, no perfil do Espaço no Instagram.

No 1º semestre, o Espaço deu início a um clube do livro virtual para o estudo de obras de Guimarães Rosa, com a mediação da professora da UFMG Cláudia Campos Soares, especialista em Literatura Brasileira. A atividade foi um verdadeiro sucesso e por isso terás continuidade no 2º semestre. Todas as informações serão divulgadas em breve, nas redes sociais do Espaço. Fique ligado para garantir a sua vaga.