FecharX

Festival de Cinema japonês estreia on-line no Brasil em fevereiro

Evento é promovido pela Fundação Japão e disponibilizará 30 filmes e animes gratuitos, com legendas em português



Créditos da imagem: 2016, Shochiku Co., Ltd.
Main photo  5
Redação
02/02/21 às 12:08
Atualizado em 02/02/21 às 12:08

De 5 a 14 de fevereiro, a Fundação Japão promove no Brasil o JFF Plus Online Festival. Serão 30 filmes japoneses, incluindo lançamentos, documentários, animes e um clássico do famoso diretor e roteirista Yasujiro Ozu, disponibilizados sempre às 21h gratuitamente pelo site (www.fjsp.org.br.). Todas as películas contam com legenda em português.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação estão os lançamentos Project Dreams - How to Build Mazinger Z's Hangar (2020) e Our 30-minute sessions (2020). Para os amantes dos clássicos japoneses, The flavor of green tea over rice (1952), com roteiro e direção de Yasujiro Ozu.

Também serão apresentados alguns filmes das edições anteriores: Railways (JFF 2011), de Yoshinari Nishikori; A Story of Yonosuke (JFF 2013), de Shuichi Okita; e Lady Maiko (JFF 2014), de Masayuki Suo.

Há, ainda, o suspense Stolen Identity (2018), baseado no livro "Sumaho o Otoshita Dake", de Akira Shiga. Entre os documentários, vale conferir Tsukiji Wonderland (2016), dirigido por Naotaro Endo, que apresenta o maior mercado de frutos do mar e produtos de pescas do mundo, expondo a rotina dos mais de 12 mil trabalhadores e cerca de 30 mil clientes que passam pelo local diariamente.

Para os fãs de animes e mangás, há diversas opções. Entre elas, The Girl from the Other Side (2019), baseado no mangá de mesmo nome, protagonizado pela menina Shiva e por Sensei, uma criatura meio humana, meio animal, que está sempre a seu lado.

A programação completa do Festival no Brasil está disponível em https://watch.jff.jpf.go.jp/page/brazil/

JFF Talks

Além das transmissões dos filmes, o Festival de Cinema Japonês (JFF) apresentará uma programação de entrevistas realizadas pelo crítico de cinema Mark Schilling a cinco diretores que participam da mostra:

·         Takeshi Yashiro, diretor de animação stop motion;

·         Shuichi Okita, de 'Ecotheraphy Gateaway Holiday' e 'Story of Yonosuke';

·         Kazuhiro Soda, de 'Peace';

·         Rikiya Imaizumi, de 'Little Nights, Little Love';

·         Kazuya Shiraishi, de 'One Night'.

As entrevistas estão em inglês e japonês, com legendas em português, e poderão ser assistidas no canal do Youtube do JFF Plus: https://www.youtube.com/c/JFFPlus/about. Ainda neste canal, é possível conferir o trailer da mostra e teasers dos filmes.