FecharX

Festival Jazz Trancoso começa nesta segunda com mineiros na programação

Evento tem programação on-line e gratuita



Créditos da imagem: Divulgação
Main gabriel guedes
Cantora e compositora Coral divide o palco montado na praia do Espelho com o músico Gabriel Guedes, filho de Beto Guedes
Redação Sou BH
19/04/21 às 12:09
Atualizado em 19/04/21 às 12:09

Com programação totalmente on-line e gratuita, a segunda edição do Festival Jazz Trancoso começa nesta segunda-feira (19), às 18 horas, com a apresentação da cantora e compositora Coral, que divide o palco, montado na praia do Espelho, com o músico Gabriel Guedes, filho de Beto Guedes.

No mesmo dia, ainda tem a apresentação da baiana Mariah Sallum, que faz releituras de clássicos do samba ao jazz; do Pianissimo Jazz, um duo de piano e baixo acústico formado pelo pianista carioca Mauro Continentino e pela baixista mineira Catarina Moura; do pianista André Mehmari, duas vezes indicado ao Grammy Latino, e da também pianista austríaca/brasileira Bárbara Garcia, que vai transitar do clássico jazz à world music.

Na terça-feira (20), a programação segue com o grupo D’Ajuda Jazz, que, como na primeira edição do festival, fará uma parceria com a mineira/baiana Nari Farias. A presença marcante dos instrumentos do jazz e a ancestralidade são marcas registradas da animada apresentação. Em seguida, Coral, com sua voz potente, retorna ao palco do Jazz Trancoso para um show solo. Dominando alguns clássicos instrumentos em meio à floresta, o talentoso Gabriel Guedes encerra o segundo dia de apresentações, ao lado de Catarina Moura, do Pianissimo Jazz, no baixo acústico.

Na quarta-feira (21), data comemorativa da Inconfidência Mineira, o festival terá três atrações. O primeiro a se apresentar é o jovem músico Pedro Volta. Em seguida, é a vez do pianista, arranjador e produtor musical mineiro Deangelo Silva. E pra fechar o terceiro dia, a francesa/marroquina Safia Ben Amar vai soltar a voz potente no festival online.

Finalizando o festival, na quinta-feira (22), Dia do Planeta Terra e da chegada dos portugueses ao Brasil, as atrações serão múltiplas. Com o tema “Revelando o Brasil: Pluralidade”, a abertura do último dia será no Quadrado histórico, ponto turístico mais visitado de Trancoso. As Cajuínas de Caraíva foram escolhidas para deixar esse ambiente ainda mais colorido, lúdico e musical, num show que mostra a força do canto feminino unificado como resistência à cultura popular e suas vertentes. E, como já virou tradição, a Jam fecha com chave de ouro a programação, Na admirável Pousada Mar à Vista, vários artistas que residem em Trancoso e elevam o cenário musical e cultural da região farão uma apresentação inesquecível.

As transmissões de todos os shows podem ser acompanhadas, ao vivo, aqui.

Confira a programação do Jazz Trancoso Online 

Dia 19 de abril (segunda-feira) - Dia do Índio

Praia do Espelho – Hotel Calá e Divino

18h - Coral e Gabriel Guedes (Música: “Amor de Índio”, de Beto Guedes)

19h - Mariá Sallum

20h - Pianissimo Jazz

21h - Bárbara Garcia

22h - André Mehmari

 

Dia 20 de abril (terça-feira) – Dia do Vinil

Restaurante Floresta

19h -  D’Ajuda Jazz e Nari Farias

20h -  Coral

21h - Gabriel Guedes

 

Dia 21 de abril (quarta-feira) – Inconfidência Mineira

Casa de Perainda

19h -  Pedro Volta

20h -  Deangelo Silva

21h -  Sáfia Ben Amar

 

Dia 22 de abril (quinta-feira) – Dia do Planeta Terra e chegada dos portugueses ao Brasil – Revelando o Brasil – Pluralidade

 Quadrado e Pousada Mar a Vista

18h - As Cajuínas Caraíva
19h - Jam – Apresentação de vários artistas de Trancoso