FecharX

Filarmônica de Minas Gerais lança sua segunda fase de ações inéditas on-line

Etapa dará ênfase na missão educacional da Orquestra, além de iniciar o preparo para voltar à Sala Minas Gerais por meio de transmissões digitais



Créditos da imagem: Rafael Motta
Main destaque foto rafael motta
Redação
08/09/20 às 18:31
Atualizado em 08/09/20 às 18:31

Durante o mês de agosto, a Filarmônica de Minas Gerais lança sua segunda fase de ações inéditas no meio digital, com grande ênfase na missão educacional da Orquestra (as atividades Universo Sinfônico, Audições à vista e Academia Virtual) e começa a se preparar para voltar à Sala Minas Gerais por meio de transmissões digitais, direcionadas aos assinantes, e de nova série de apresentações inéditas, também transmitidos virtualmente, denominada Filarmônica em Câmara–Digital. As transmissões ao vivo e as gravações dos concertos serão feitas diretamente do palco da Sala Minas Gerais, sem a presença do público neste primeiro momento.

 

Para o diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti, “apesar da necessidade de cancelamento das atividades presenciais da Filarmônica devido à pandemia, nossa orquestra vem desenvolvendo um intenso trabalho virtual na produção de vídeos individuais, música de câmara, aulas e masterclasses para jovens músicos de várias regiões do Brasil”.

 

Mechetti conta que novas iniciativas serão introduzidas refletindo a flexibilidade e o talento dos músicos da Filarmônica de Minas Gerais. “Dentre elas, destaco o Universo Sinfônico, que contará ao leigo, e ao já iniciado, a história de cada instrumento da orquestra e sua utilização na mesma. Audições à vista visa à transferência de valiosa informação prática dos nossos músicos na preparação técnica e psicológica de futuros candidatos a prestarem audições em orquestra profissionais. Os bastidores da vida de uma orquestra serão explorados em conversas ao vivo chamadas Papo de Orquestra e novos podcasts com temas variados serão desenvolvidos ao longo do segundo semestre.”

 

O maestro ressalta, ainda, que “iniciaremos transmissões digitais direcionadas a nossos assinantes, através de uma programação focada na obra de Beethoven, desde grupos pequenos até suas sinfonias. E, para o público em geral, faremos uma nova série de recitais inéditos, também transmitidos virtualmente, denominada Filarmônica em Câmara–Digital. Com isso, estamos, gradual e responsavelmente, reatando o vínculo que sempre tivemos entre nossos músicos e a comunidade que nos prestigia, e que, com extrema paciência e carinho, vem aguardando a oportunidade de compartilhar o fazer musical de qualidade que tanto caracteriza a Filarmônica.”

Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo e Governo de Minas Gerais e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.  Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Concertos na Sala Minas Gerais

 

Para os assinantes, a Maratona Beethoven terá início no dia 6 de agosto e seguirá até dezembro, com concertos realizados às quintas-feiras, às 20h30, divididos em séries e transmitidos ao vivo.

 

Para o público em geral, as transmissões dos concertos do Filarmônica em Câmara–Digital terão início em 5 de setembro, sempre aos sábados, às 18h.

 

Novas ações digitais

 

A Filarmônica de Minas Gerais seguirá com a sua programação digital atual e apresentará, a partir do mês de agosto, os seguintes novos projetos direcionados ao público em geral:

 

Câmara em casa

Desde março estamos apresentando a ação virtual Solos em casa, em que os músicos se apresentam individualmente de suas casas. Agora daremos início à versão de música de câmara, em que gravações individuais se juntam para compor uma obra.

 

Universo Sinfônico

Os musicistas da Filarmônica apresentam em vídeo, de maneira didática, os instrumentos que eles tocam, sua história, aspectos técnicos e sua participação e papel no conjunto da orquestra;

 

Podcasts

Nova temporada de podcasts com entrevistas, diálogos e informação sobre temas variados pertinentes ao mundo orquestral.

 

Papo de Orquestra

Conversas ao vivo entre integrantes da Filarmônica e de outras orquestras tratando de atividades de uma orquestra sinfônica no seu dia a dia, desde a programação artística de uma temporada até questões logísticas e de produção que antecedem as apresentações;

 

Audições à vista

Vídeos produzidos com o intuito de oferecer informação a jovens músicos em sua preparação individual para audições, envolvendo questões técnicas, como a preparação de excertos específicos, ou psicológicas, como técnicas de relaxamento, foco e desempenho.

 

A volta à Sala Minas Gerais

 

Para os assinantes da Filarmônica de Minas Gerais, em substituição às séries de assinatura, e dando continuidade à celebração dos 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, a Filarmônica lança, também a partir de agosto, a Maratona Beethoven 2020, explorando tanto a obra camerística quanto sinfônica do grande gênio da música universal. Esses concertos serão transmitidos ao vivo diretamente da Sala Minas Gerais, sem a presença de público no espaço, até que haja autorização das autoridades sanitárias para a reabertura da Sala Minas Gerais.

 

Quando for possível a presença do público na Sala Minas Gerais, a programação voltada para a obra de Beethoven terá continuidade com a ocupação gradativa da sala de concertos. Essa ocupação gradativa se refere tanto ao público como aos músicos.

 

Além da participação individual e coletiva dos músicos, a Filarmônica de Minas Gerais vai contar com a presença de artistas convidados, como Arnaldo Cohen, Celina Szrvinsk, Cristian Budu, Lucas Thomazinho e Pablo Rossi.

 

Obedecendo aos protocolos sanitários internacionais, aplicados à realização de eventos culturais em salas de concerto, serão aplicados os níveis recomendados de público em relação à capacidade da Sala. Assim, quando autorizados, os concertos poderão ser repetidos mais vezes na semana para acomodar um público que começará com 20% da ocupação da Sala (270 pessoas), com todas as cadeiras espaçadas por uma distância de um metro e meio. Além do distanciamento citado, e em concordância com as recomendações das autoridades públicas, será requerido o uso de máscaras por todos.